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Empresas de Brusque investem cada vez mais no e-commerce

Associados da CDL Brusque de diversos segmentos veem na internet uma oportunidade de ampliarem seus negócios

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que o e-commerce (comércio virtual) deve crescer em torno de 15% em 2018 no Brasil.

Ainda de acordo com a ABCOmm, a previsão de faturamento do e-commerce neste ano é de R$ 69 bilhões, podendo registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um tíquete médio de R$ 310.

Os números são bastante significativos e a tendência é de crescimento ainda maior nos próximos anos, já que o acesso à internet e a dispositivos móveis está cada vez mais facilitado. Só no ano passado, em média 30% das compras foram efetuadas em tablets ou smartphones, reforçando a expansão desses canais na preferência dos consumidores.

De olho nesta nova oportunidade de mercado, muitas empresas de Brusque decidiram investir na internet e, aos poucos, estão confirmando que o comércio virtual veio para ficar e ainda tem muito espaço para crescer.

Associada à Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, a RCD Distribuidora está localizada no bairro Dom Joaquim e há dez meses tem sua loja virtual em funcionamento.

O sócio-administrativo da empresa, André Ristow, destaca que a RCD Distribuidora decidiu criar o e-commerce porque enxergou uma dificuldade grande de algumas regiões do Brasil encontrarem produtos de sua linha. Desta forma, pela loja virtual, a empresa conseguiu ampliar seu mercado de atuação.

“A grande diferença do e-commerce é que o cliente tem acesso aos nossos produtos, 24 horas por dia, 7 dias por semana em todo o país”.

A facilidade em adquirir o produto a qualquer horário do dia ou da noite, sem sair do conforto de casa é uma das grandes vantagens apontadas por Ristow para o sucesso das lojas virtuais. Entretanto, ele também acredita que há espaço no mercado tanto para o e-commerce, quanto para as lojas físicas.

“A tendência de mercado é realmente o comércio eletrônico, mas por outro lado, não acredito que as lojas físicas irão acabar, pois através dela, conseguimos prestar um atendimento cara a cara com o cliente, podendo escutá-los e saber o que realmente o cliente deseja encontrar”, destaca.

Ristow ressalta que a expectativa da RCD Distribuidora para o próximo ano é um crescimento em torno de 10% nas vendas eletrônicas, já que a loja virtual está integrada com plataformas de marketplace, os chamados shoppings virtuais. “Com isso, mais consumidores têm acesso aos nossos produtos”.

Também associada da CDL Brusque, a Imobiliária Julio Imóveis iniciou com atendimento na internet em 2016 e, no ano passado, ampliou sua presença online com a Julio Imóveis Virtual. De lá para cá, investiu em treinamentos para focar neste mercado. No digital, a atuação da empresa é um pouco diferente, já que é uma prestação de serviços, não uma loja de produtos.

A decisão de estar presente na internet foi com a intenção de obter mais alcance no mercado e ainda satisfazer os clientes que já gostariam de ser atendidos desta forma.

Hoje, em torno de 40% dos atendimentos da imobiliária são realizados pelo site. Para a diretora da Julio Imóveis, Elizete Félix, o e-commerce representa a principal tendência de mercado. “Os clientes buscam cada vez mais facilidade e comodidade, e a internet oferece isso. Para o setor imobiliário, a expectativa é um crescimento e amadurecimento exponencial dentro da internet”.

Marca própria no virtual

Com seis lojas em Brusque, a Lemus Calçados, associada à CDL Brusque também enxergou uma oportunidade de expandir ainda mais suas vendas na internet. Está no ar desde o fim de setembro o e-commerce da LeMulher, marca própria de calçados femininos desenvolvidos em parceria com fabricantes de todo o Brasil.

Uma das diretoras do grupo Lemus, Andressa Beuting Orduz, destaca que a empresa não podia ignorar o impacto da tecnologia no comportamento do consumidor.

“Consideramos as tendências das marcas de moda, vestuário e acessórios, bem como a evolução do consumidor brasileiro junto com o desejo de levar nossa marca LeMulher para o Brasil todo e foi natural a decisão de atuar pela internet”.

O consumidor quer mais conforto e praticidade no seu dia a dia, por isso, ela acredita que o relacionamento com o cliente não acontece só na loja física, mas permanente e através de múltiplos canais onde a venda é só um dos elos da cadeia comercial. Por isso, a Lemus está presente também em várias redes sociais como Facebook, Instagram e também tem um canal no YouTube.

A expectativa da empresa é continuar o desenvolvimento da loja online e também entrar nos marketplaces, penetrando assim os maiores mercados de consumidores online do Brasil.

Delícias online

A Sassipan Panificadora e Confeitaria também associada à CDL Brusque iniciou seu e-commerce no fim do ano passado e está bastante otimista com o crescimento das vendas online. Sara Caetano Sassi (supervisora de marketing) diz que a intenção do e-commerce é oferecer facilidade aos clientes, já que é possível visualizar fotos e preços dos produtos em qualquer horário do dia.

“Muitas vezes nosso cliente comeu um bolo, uma torta, um salgado ou algum outro produto Sassipan, mas não sabe o nome. No e-commerce é possível visualizar nossos produtos e efetuar a compra no conforto de casa”, diz.

Para ela, é inevitável que as empresas invistam na internet. “A internet possui um grande alcance e com o e-commerce podemos gerar facilidade e conquistar novos clientes. No próximo ano, acredito que nossa loja virtual vai continuar crescendo e levando nosso produto a novos clientes”.

A facilidade é o principal diferencial da loja virtual da Sassipan, de acordo com Sara. “Em nossa loja a pessoa escolhe, além do produto, a data e a hora que será entregue em sua casa, ou retirado em nosso balcão. Temos este diferencial, pois um evento tem data e hora para começar”.

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