A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que o e-commerce (comércio virtual) deve crescer em torno de 15% em 2018 no Brasil.
Ainda de acordo com a ABCOmm, a previsão de faturamento do e-commerce neste ano é de R$ 69 bilhões, podendo registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um tíquete médio de R$ 310.
Os números são bastante significativos e a tendência é de crescimento ainda maior nos próximos anos, já que o acesso à internet e a dispositivos móveis está cada vez mais facilitado. Só no ano passado, em média 30% das compras foram efetuadas em tablets ou smartphones, reforçando a expansão desses canais na preferência dos consumidores.
De olho nesta nova oportunidade de mercado, muitas empresas de Brusque decidiram investir na internet e, aos poucos, estão confirmando que o comércio virtual veio para ficar e ainda tem muito espaço para crescer.
Associada à Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, a RCD Distribuidora está localizada no bairro Dom Joaquim e há dez meses tem sua loja virtual em funcionamento.
O sócio-administrativo da empresa, André Ristow, destaca que a RCD Distribuidora decidiu criar o e-commerce porque enxergou uma dificuldade grande de algumas regiões do Brasil encontrarem produtos de sua linha. Desta forma, pela loja virtual, a empresa conseguiu ampliar seu mercado de atuação.
“A grande diferença do e-commerce é que o cliente tem acesso aos nossos produtos, 24 horas por dia, 7 dias por semana em todo o país”.
A facilidade em adquirir o produto a qualquer horário do dia ou da noite, sem sair do conforto de casa é uma das grandes vantagens apontadas por Ristow para o sucesso das lojas virtuais. Entretanto, ele também acredita que há espaço no mercado tanto para o e-commerce, quanto para as lojas físicas.
“A tendência de mercado é realmente o comércio eletrônico, mas por outro lado, não acredito que as lojas físicas irão acabar, pois através dela, conseguimos prestar um atendimento cara a cara com o cliente, podendo escutá-los e saber o que realmente o cliente deseja encontrar”, destaca.
Ristow ressalta que a expectativa da RCD Distribuidora para o próximo ano é um crescimento em torno de 10% nas vendas eletrônicas, já que a loja virtual está integrada com plataformas de marketplace, os chamados shoppings virtuais. “Com isso, mais consumidores têm acesso aos nossos produtos”.
Também associada da CDL Brusque, a Imobiliária Julio Imóveis iniciou com atendimento na internet em 2016 e, no ano passado, ampliou sua presença online com a Julio Imóveis Virtual. De lá para cá, investiu em treinamentos para focar neste mercado. No digital, a atuação da empresa é um pouco diferente, já que é uma prestação de serviços, não uma loja de produtos.
A decisão de estar presente na internet foi com a intenção de obter mais alcance no mercado e ainda satisfazer os clientes que já gostariam de ser atendidos desta forma.
Hoje, em torno de 40% dos atendimentos da imobiliária são realizados pelo site. Para a diretora da Julio Imóveis, Elizete Félix, o e-commerce representa a principal tendência de mercado. “Os clientes buscam cada vez mais facilidade e comodidade, e a internet oferece isso. Para o setor imobiliário, a expectativa é um crescimento e amadurecimento exponencial dentro da internet”.