Empréstimos de livros na Biblioteca Pública de Brusque crescem no primeiro semestre de 2023

Número de novos cadastros também cresceu

Empréstimos de livros na Biblioteca Pública de Brusque crescem no primeiro semestre de 2023

Número de novos cadastros também cresceu

A Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, em Brusque, celebra um notável aumento no número de empréstimos de livros durante o primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados fornecidos pela administração da biblioteca, o número reflete a crescente paixão da comunidade brusquense pela leitura.

Ao longo dos seis primeiros meses do ano, a biblioteca registrou um aumento de 21% no número total de livros emprestados em relação ao período em 2022. Até o momento, foram emprestados 5978 exemplares, enquanto que, em 2022, 4924 haviam sido emprestados.

A porcentagem também subiu no número de novos cadastros. Até junho deste ano, 435 novos leitores foram registrados, o que representa um aumento de 31% desde 2022. Entre o TOP 3 de títulos mais emprestados está o livro de auto-ajuda “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, o best seller da Colleen Hoover, “É Assim que Acaba” e o que figurou na lista de mais vendidos dos últimos anos, “A Sútil Arte de Ligar o Foda-se”, de Mark Manson.

O cenário promissor pode ser atribuído a iniciativas da biblioteca, como a realização de eventos culturais, clubes de leitura, oficinas literárias e programas educacionais direcionados a diferentes faixas etárias. Além disso, o acervo diversificado e constantemente atualizado tem sido um atrativo fundamental para os leitores.

Até o momento, a biblioteca conta com 32 mil exemplares no acervo, que agradam desde o público infantil até a melhor idade. Além disso, o acervo da biblioteca é um importante espaço com livros, revistas e jornais para pesquisas acadêmicas e da história de Brusque e Santa Catarina.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

A bibliotecária Kátia Costa comemora os números e ressalta a importância do hábito. “A Leitura é super importante na vida do ser humano. Estimula a criatividade, a memória, contribui para o crescimento do vocabulário, dicção, entre outros. É importante para a vida em sociedade, para o pensamento, para não ficar refém dos outros”, conclui.

Como fazer o empréstimo de livros:

Para realizar o cadastro na biblioteca, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência. Cada usuário tem a possibilidade de emprestar até quatro livros simultaneamente.

O período de empréstimo de cada livro é de 15 dias, com a opção de renovação por mais 15 dias, caso haja necessidade.

O espaço da biblioteca está localizado na Fundação Cultural, situada na Praça da Cidadania. A consulta ao acervo pode ser feita de forma online, acessando o site da Fundação Cultural de Brusque e selecionando a aba “Biblioteca” ou através do seguinte endereço eletrônico: https://bit.ly/bibliobq.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

É importante ressaltar que o empréstimo de livros na biblioteca é inteiramente gratuito, promovendo o acesso democrático à leitura e incentivando o hábito de explorar novos conhecimentos.

Confira os 10 títulos mais emprestados:

1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg
2. É Assim que Acaba – Colleen Hoover
3. A Sútil Arte de Ligar o Foda-se – Mark Manson
4. Vermelho, Branco e Sangue Azul – Casey McQuiston
5. O Segredo – Rhonda Byrne
6. A Seleção – Kiera Cass
7. Mais Esperto Que o Diabo – Napoleon Hill
8. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki
9. Diário de Um Banana 1 – Jeff Kinney
10. O Poder do Agora – Eckhart Tolle


Assista agora mesmo!

“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo