X
X

Buscar

Encontro de Carros Antigos reúne cerca de 280 veículos em Brusque neste fim de semana

Evento acontece no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof e encerra às 19h deste domingo, 14

O pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof é palco mais uma vez do Encontro de Carros Antigos de Brusque. Neste fim de semana cerca de 280 veículos estão sendo expostos e mais de 8 mil pessoas já passaram pelo local na 9ª edição do evento.

O encontro é promovido com o objetivo de manter viva a cultura dos carros antigos e oferecer uma atividade diferente para a família brusquense. “Há pessoas que não tiram o veículo da garagem. Este é o momento. Trazer sua relíquia neste espaço colorido para que o público possa conhecer”, diz o presidente do Brusque Car Club, entidade que realiza o evento, Charles Baumgartner.

O organizador afirma que o evento já é tradicional no município e que os visitantes que prestigiam vem de cidades próximas, como Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Pomerode, Florianópolis. Nesta edição, segundo Baumgartner, teve até expositores do Paraná. “No sábado recebemos um ótimo público. E hoje por ser Dia dos Pais também estamos com um bom número”.

A professora Cristiane Bretzke, de Guabiruba, prestigiou o encontro pela terceira vez. Nesta, ela e o esposo estão expondo também um Fusca de 1984 da família. “É muito interessante esse evento, pois permite que possamos manter essas antiguidades, que têm uma originalidade e beleza única”.

Carro mais antigo

Um Ford 1929, mais conhecido como Calhambeque, modelo T, é o veículo mais antigo exposto no evento. Ele era de propriedade do jornalista Wilson Santos (já falecido) e continua de posse da família há mais de 50 anos. O Ford 1929 foi um dos impulsionadores da indústria automobilística americana e possui apenas três marchas, não tem acelerador, rodas são de carroça e os bancos são convencionais.

Placas pretas

Um dos atrativos da 9ª edição do Encontro de Carros Antigos de Brusque são os veículos de Placa Preta – são expostos cerca de 20. Para que um carro possa receber uma Placa Preta é preciso que receba o Certificado de Originalidade e o Certificado de Automóvel Antigo de Coleção. Ambos são emitidos e vistoriados pela Federação Brasileira de Veículos Antigos.

É necessário para que o proprietário de um carro recebe o certificado que o veículo tenha mais de 30 anos de fabricação; ser um objeto de coleção; ostentar valor histórico por suas características originais; manter pleno funcionamento os equipamentos de segurança de fabricação e estar apto a ser licenciado como veículo antigo.