Encontro de Escolas Dehonianas em Brusque reúne instituições do Chile e Venezuela; confira
Encontro foi realizado na Casa Padre Dehon
Brusque foi sede entre os dias 14 a 16 de setembro, do 1º Encontro de Escolas Dehonianas da América do Sul. O evento, realizado na Casa Padre Dehon, reuniu representantes de oito instituições do Brasil, Chile e Venezuela, que fazem parte da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ).
Brusque sediou o 1° Encontro de Escolas Dehonianas da América do Sul. O evento aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro, na Casa Padre Dehon, e reuniu representantes de oito instituições do Brasil, Chile e Venezuela. Os grupos pertencem à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ).
O diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa, afirma que o propósito do encontro foi de aproximar as educacionais e discutir ações e projetos em comum, a partir de cada realidade. “O objetivo foi conhecer, ver, e diante das vivências que cada colégio realiza, cada vez mais engrandecer e qualificar os trabalhos das outras educacionais”, diz.
Estudos
Durante o evento, os educadores fizeram um estudo das vivências do carisma de Padre João Leão Dehon, fundador da Congregação. “Nosso fundador pensava na pessoa como um ser humano integral e esses valores foram discutidos e atualizados durante o encontro. Queremos ser uma escola dehoniana, nos tempos atuais”.
De acordo com o diretor, o encontro também serviu para criar laços, compartilhar experiências e fazer com que a comunhão entre essas escolas seja uma realidade cada vez mais forte.
Parcerias
Após três dias de intensas discussões e estudos, os participantes do encontro traçaram planos com intuito de manter as instituições próximas umas das outras.
Um dos principais pontos numerados foi a criação de uma comissão que possa se reunir periodicamente para promover projetos que expressem a comunhão e fortaleçam o carisma dehoniano com eventos, encontros e registros.
O Padre Silvano também destacou a abertura de intercâmbios entre as instituições da Congregação SCJ na América do Sul, bem como o compartilhamento virtual de experiências e vivências dos professores.
Futuro
O diretor do Colégio São Luiz afirma que o desejo de todos os participantes é que as instituições possam ter um calendário comum das escolas dehonianas da América do Sul, continuando o trabalho que foi iniciado durante o encontro, em Brusque.
“Diante dos laços que criamos nesses dias, das propostas e do ideal comum que temos, é possível fazer uma bela caminhada daqui em diante, contando com os dons que cada colaborador, e cada aluno tem nas suas escolas. São dons que podem ser compartilhados em projetos de unidade, de comunhão e respeito, para que façam permanecer aquilo que Padre Dehon tanto queria: construir uma civilização do amor”.
Participaram do 1º Encontro de Escolas Dehonianas da América do Sul: o Colégio São Luiz, de Brusque; o Instituto Sagrado Corazón, do Chile; a Escola San Juan Evangelista, do Chile; a Escola Técnica Padre Dehon, da Venezuela; a Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, de Paulista (PE); o Colégio ESIC, de Curitiba (PR); o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, de São Paulo (SP) e a Faculdade Dehoniana, de Taubaté (SP).
O superior geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), padre Carlos Luis Suarez Codorniú, também participou da primeira edição do evento. Assim como o padre brusquense, Joãozinho (João Carlos Almeida, presidente da Associação Dehoniana Brasil Meridional (ADBM).
Veja agora mesmo!
Baiana teve sua carteira assinada pela primeira vez em Brusque aos 34 anos: