X
X

Buscar

Encontro de motos 2 tempos de Brusque quer entrar para o Guinness Book

Evento consolidado no município disputa com a Malásia para se tornar o maior do mundo

O aroma do motor 2 tempos pairou sob o ar do pátio do Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof durante o fim de semana, no 5º Encontro Nacional de Motos 2 Tempos. O evento já considerado o maior do Brasil busca agora entrar para o Guinness Book e ser reconhecido mundialmente. Neste ano, o encontro foi ampliado para dois dias: sábado e domingo, 22 e 23, e reuniu os amantes e aficionados tanto das motos 2 tempos como também das 4 tempos.

Para que o desejo de entrar para o livro dos recordes se realize, a organização cadastrou moto por moto que entrou no pavilhão. Um advogado auxiliou na missão. O organizador do evento, Carlos Edson Kroth, o Edinho, revela que ano passado já fizeram contato com o Guinness Book, o qual informou que existe um evento grande de motos 2 tempos também na Malásia.

“Hoje estamos na disputa com a Malásia, mas temos um ponto na frente, pois a fabricação desse tipo de moto no Brasil foi encerrada há alguns anos já, então o que temos hoje são motos antigas ou importadas, o que torna ainda mais especial”, diz.

Este ano, quase 600 motos participaram do evento, vindas da Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Além do público de diversas cidades de Santa Catarina.

O ponto alto do encontro ocorreu às 11h deste domingo, com o passeio pela cidade com todos os participantes do evento e com escolta da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e Polícia Militar. O dinamômetro também foi uma das atrações que atraiu muito os participantes. O equipamento mostra todas as estatísticas da moto, como potência e velocidade real do motor.

“A moto fica com a roda traseira em cima de um cilindro e no monitor aparece todos os dados. Ao final é impresso o gráfico com os resultados”, explica Edinho.

No sábado, o encontrou foi misto, com presença das motos 4 tempos. Segundo o organizador, foi um dia para celebrar a união das duas categorias, pois sempre houve muita rivalidade entre as duas potências de motor. “Foi muito bonito. A rixa ficou de lado e foi bastante amistoso o clima”, conta.

Já o segundo dia foi exclusivo às motos 2 tempos. Durante os dois dias teve ainda exposição de motos, venda de peças e acessórios, distribuição e sorteio de brindes, show de manobras radicais e apresentação de bandas de rock. “Foi um evento para toda a família. Muitas crianças também tiveram oportunidade de conhecer e depois se divertiram no espaço kids”, ressalta Edinho.

Pelo pátio do pavilhão era possível encontrar motos de diversos modelos, como da 2ª Guerra Mundial, motos de competição e importadas. “Fizemos também o aceleramento coletivo, em que eu anunciava no microfone e todos aceleravam juntos. Isso levantava uma fumaça azul que tomava conta do pátio”, lembra o organizador.

Carinho pela cidade
O paulista Iuri Fonseca, 26 anos, de São João da Boa Vista, esteve pela primeira vez no encontro de Brusque com sua moto RD 135, ano 1989. Ele conheceu o evento pelo Facebook e se interessou em conhecer. Ao chegar em Brusque, o piloto se encantou com a cidade, pela beleza e pela receptividade dos moradores.

O encanto foi tanto, que agora, o paulista voltará para cidade natal, mas estudará a possibilidade de se mudar para Brusque. “A cidade é maravilhosa, a educação do povo é sem igual. É tudo muito diferente, o clima é bom, até porque em São Paulo só tem poluição”, comenta.

Fonseca é piloto de alta velocidade desde os 13 anos e há dois, adquiriu sua primeira moto 2 tempos. Ele, que já participou de outros eventos de motos, afirma que o encontro de Brusque é sem igual. “É inexplicável a sensação. Nenhum outro evento é desta dimensão. É um evento completo”, avalia.

Presença de youtuber
O youtuber de Curitiba (PR), Robinson Cristian Santos, 41, o Coruja, famoso no meio motociclístico, se fez presente mais um ano no evento. Ele possui o canal Resistência 2 tempos Brasil no Youtube, onde faz motofilmagens, ou seja, vídeos durante o trajeto com a moto. Além de ser um grande admirador do Encontro Nacional de Motos 2 Tempos de Brusque, Coruja ajuda a divulgar o evento em seu canal, fazendo vídeos antes, durante e depois do evento.

“Os vídeos dele tem milhares de visualizações, o que para nós, ajuda bastante a trazer mais pessoas para o evento”, comenta Edinho.

Coruja conta que a vida inteira teve motos 2 tempos e desde o primeiro encontro de Brusque passou a participar. “É um evento inenarrável. Reúne pessoas que se amam, se odeiam, de todas as tribos e regiões. Pessoas que se falam o ano todo pela internet e vem se encontrar no evento”, diz.

Para ele, a ideia da organização em ampliar o evento para dois dias foi fantástica, pois é uma forma de popularizar ainda mais o encontro.

Amor pelos antigos
O casal de Brusque, Everton Yuri Estevão, 22, e Camila Rodrigues Regis, 21, também participaram do evento mais uma vez. Estevão possui uma motocicleta DT 180 há sete anos e, há dois meses, deu de presente para a namorada uma mobilete, em que a reformou completamente.

“Foi uma grande surpresa, fiquei muito feliz, pois eu gosto bastante também. A gente está sempre envolvido nestes eventos e foi sensacional”, revela Camila.

Para os dois, ter um encontro de motos desta proporção na cidade natal é muito especial, pois é uma opção diferente ao tradicional oferecido no município. “É uma cidade germânica, com muita influência alemã e também italiana. E nós somos roqueiros, temos um estilo de vida diferente e eventos dessa magnitude aqui é ótimo, por ser mais perto de casa e valorizar o que temos aqui”, diz Camila.

Também de Brusque, Márcio da Silva, 52, visitou o encontro para ver de perto as motos pelas quais possui uma paixão. Ele já teve uma moto 2 tempos anos atrás, mas hoje prefere apenas admirá-las. “É muito interessante esse evento aqui. Acho importante ter esse resgate da memória, pois não é porque a moto é antiga que tem que ser esquecida. Esses modelos fazem parte da história”, analisa.

Paixão na veia
O motociclista Mario Sergio Kaiser, 59, veio de Curitiba na companhia do filho, Junior, 27, e de mais seis amigos. Eles vieram de caminhão para trazer três motos para o evento e chegaram em Brusque na sexta-feira, 21.

O encontro de Brusque é o único que Kaiser participa há três anos. “É muito bom o evento daqui, além de ser o mais próximo para nós. A única coisa que me incomodou um pouco neste ano foi a presença das motos 4 tempos, pois fazem mais barulho”, diz.

Kaiser e o filho possuem cada um, uma moto Husqvarna WR 250. Porém, a do pai foi modificada por ele mesmo, em sua oficina, conhecida como Oficina dos Cavernas. “Eu digo que passei um batom nela para deixar mais bonita”, conta.

Grupo de Rio do Sul
Um grupo de apaixonados por motos 2 tempos de Rio do Sul também veio a Brusque prestigiar o evento. Constantemente, o grupo faz encontros na cidade, mas apenas para os mais próximos. Neli Goezleichter, 31, de Ibirama, veio acompanhar o namorado e ficou admirada com o encontro.

“Foi a primeira vez que eu vim e achei bem organizado. Com certeza teremos a intenção de voltar”, diz.

Taiane Bento, 19, de Lontras, veio com o namorado Michael Vicente, 22, de Rio do Sul. Ele possui uma moto 2 tempos há dois anos, a qual adquiriu após ouvir falar muito do veículo.