Os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 precisam realizar o cadastro de informações pessoais na plataforma on-line do governo federal: gov.br, os mesmos estão sendo convocados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O objetivo é unificar os dados dos usuários em todos os serviços digitais dos órgãos federais, já que a plataforma gov.br reúne dados dos cidadãos com a proposta de facilitar a identificação e autenticação do usuário com controle de acesso unificado.
A partir do login no site é possível identificar cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo. Por meio da autenticação digital, o usuário tem acesso aos serviços públicos digitais. Para isso, um único usuário e senha dão acesso a todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma.
Para se cadastrar no gov.br, o estudante deve seguir os seguintes passos:
- Acessar a Página do Participante, no endereço enem.inep.gov.br.
- No canto superior esquerdo da página, clicar no botão GOV.BR que levará ao portal de serviços digital do governo federal.
- No site, clicar no botão “Acesso GOV.BR”
- Informar CPF, nome completo, e-mail e telefone e registrar login e senha para criar sua conta no portal.
- Após seguir os passos acima, o participante terá acesso liberado para os canais digitais do governo federal.
Embora a convocação dos estudantes esteja sendo feita neste mês, a plataforma unificada gov.br foi instituída pelo Decreto n° 8.936, de 19 de dezembro de 2016, sob criação do Ministério da Economia (ME), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Fonte: Agência Educa Mais Brasil