O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que teve sua reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro deste ano, teve uma questão de Ciências da Natureza anulada. O gabarito oficial está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde a segunda-feira (01). O Instituto alerta, no entanto, que ao conferir os gabaritos, os estudantes se atentem ao número e à cor da prova que fizeram.
O número da questão varia de acordo com a cor do caderno de prova. A questão anulada é a de número 133 do caderno 8, de cor rosa; e do caderno 11, de cor laranja; questão 96 do caderno 7, azul; 107 do caderno 6, cinza; e 135 do caderno 5, amarelo.
O resultado final do Enem 2020 está previsto para ser divulgado em 29 de março. Até lá, os participantes podem conferir o gabarito, mas não será possível saber a nota do exame, pois as provas são corrigidas com base na chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.
Após o Enem impresso regular e o Enem digital, a reaplicação foi a terceira e última rodada de aplicação da prova. Puderam fazer a reaplicação da prova os candidatos de todo o estado do Amazonas e nas cidades de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, ambos de Rondônia. Nesses locais, a aplicação regular foi suspensa por conta do agravamento da pandemia de Covid-19.
O exame também foi reaplicado para os estudantes que tiveram problemas logísticos na primeira aplicação, como falta de luz no local de prova, ou que apresentaram sintomas da Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa. Os adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) também realizaram a prova.
As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
* Com informações da Agência Brasil
Fonte: Agência Educa Mais Brasil