Engenheiro do DGI é indicado para Secretaria de Obras
Prefeito Bóca Cunha deverá oficializar nomeação de Carlos Beuting nos próximos dias
Prefeito Bóca Cunha deverá oficializar nomeação de Carlos Beuting nos próximos dias
O engenheiro Carlos Beuting, efetivo lotado no Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), foi indicado pelo DEM para ser o novo secretário de Obras de Brusque. O nome já foi apresentado ao prefeito José Luiz Cunha, o Bóca (PP), e deverá ser oficializado nos próximos dias.
Leia também: Se estivesse vivo, Carlos Moritz completaria 100 anos nesta quinta-feira, 23
Quando foi eleito prefeito, Bóca ofereceu ao DEM, um dos partidos que o apoiou na eleição e que compõe sua base aliada, o comando da Secretaria de Obras e da Secretaria de Assistência Social e Habitação, sendo que para esta última foi nomeado Rodrigo Cesari, ex-gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).
Originalmente, o cargo de secretário de Obras foi oferecido ao presidente do DEM, Jones Bosio, que já atuou na área. No entanto, ele declinou da proposta, já que pretende se candidatar nas eleições de outubro, e estaria impedido de fazê-lo caso assumisse cargo público ordenador de despesas.
“O Democratas optou por indicar um engenheiro, que não tem nenhuma filiação partidária, que é uma pessoa técnica, para dar uma cara nova à Secretaria”, justifica Bosio.
Havia o interesse de que Rubio Steingraber, secretário de Obras durante parte da gestão Prudêncio Neto, permanecesse no comando da pasta, mas ele recusou a oferta. Steingraber, porém, será diretor na mesma secretaria.
Nomeação técnica
O presidente do DEM diz que o nome de Beuting, que é engenheiro eletricista e atualmente coordena o sistema de iluminação pública do município, já foi apresentado ao prefeito, que o aprovou, e ao líder do governo, vereador Jean Pirola (PP).
“A gente preferiu não colocar nomes de quem tem vínculo partidário para prestigiar o funcionário efetivo e para diminuir os custos. Há um hábito de ter nomeações de renome, mas o Carlos é um cara que está no DGI, que está muito alinhado com obras”, justifica Jones Bosio.
Com isso, esta será a 5ª nomeação para o primeiro escalão feita pelo governo Bóca Cunha. Falta ainda a escolha dos titulares para secretarias estratégicas, como a de Governo, de Saúde e de Comunicação Social.