Entenda como funciona o descarte de lixo eletrônico coletado no Dia D Ecoponto em Brusque

Lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, tampinhas e lacres são alguns dos materiais aceitos na ação que acontece na quinta-feira

Entenda como funciona o descarte de lixo eletrônico coletado no Dia D Ecoponto em Brusque

Lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, tampinhas e lacres são alguns dos materiais aceitos na ação que acontece na quinta-feira

Uma nova edição do Dia D Ecoponto, ação que tem o objetivo de arrecadar lixo eletrônico para realizar o descarte correto dos materiais, acontecerá em Brusque nesta quinta-feira, 13. Os moradores podem levar pilhas, baterias, eletroeletrônicos, pneus, lâmpadas e esponjas para a destinação correta. Além disso, neste ano também será recolhido lacres e tampinhas de garrafas pet que serão encaminhadas para Projeto Eu Ajudo na Lata.

Os materiais devem ser descartados corretamente para evitar risco de contaminação da água e do solo, que podem acarretar em consequências para a saúde humana devido o potencial de contaminação desses resíduos.

A ação visa fortalecer a política de gestão da limpeza urbana e contribuir para o aumento da vida útil dos aterros sanitários, diminuição da demanda por recursos naturais, recuperando o meio ambiente, a paisagem urbana, evitando danos à saúde pública e ainda gerando emprego e renda, de acordo com o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), organizador do ecoponto.

Acibr/Divulgação

Todo material arrecadado no Dia D Ecoponto é descartado da maneira correta. “Os custos de envio das pilhas e baterias são absorvidos pela empresa Fischer e Renault Têxtil; os eletrônicos são recolhidos pela empresa Weedo Logística Reversa; lâmpadas são encaminhadas para empresa DDN pela Fundema; os pneus são encaminhados sem custo para empresa Ecotires Recicladora de Pneus; as esponjas são encaminhadas para empresa Terracycle. Já as tampinhas e lacres de latinha vão para programas sociais”, explica Janara Benvenutti Gamba, coordenadora do Núcleo.

A Fundema, que é parceira da ação, distribuirá mudas de flores no dia para as pessoas que entregarem materiais para descarte, como forma de incentivo. A primeira edição do Dia D Ecoponto de 2023 acontecerá no estacionamento do Sesc, na avenida Arno Carlos Gracher, no Centro de Brusque. Haverá uma equipe para auxiliar na retirada dos materiais, que servirá no formato drive thru desde 9h até as 11h e das 14h às 16h. Anualmente são realizadas duas ações de arrecadação dos materiais eletrônicos por ano.

Acibr/Divulgação

Edição diferente

Janara comenta que um dos diferenciais da primeira campanha deste ano é a arrecadação das tampinhas de garrafa pet e lacres. Os itens serão destinados para o projeto Eu Ajudo na Lata, o valor adquirido na revenda desse material é revertido na compra de cadeiras de rodas.

“Para se ter uma ideia da comoção que nós precisamos nesta ação em volume de resíduo: para conseguir uma cadeira de roda nós precisamos encher 700 garrafas pet com esse tipo de resíduo. Realmente são muitas tampinhas e lacres para se converter e fazer uma pessoa necessitada mais feliz, com mais locomoção e dignidade”, pontua.

Acibr/Divulgação

Além disso, são recolhidas garrafinhas pet de 600 ml, que serão encaminhadas para Unifebe. Segundo a coordenadora, as garrafinhas arrecadadas serão transformadas em espaçadores pediátricos, destinados aos serviços de saúde de Brusque, da campanha “Recicle & Respire” organizada pela Liga Acadêmica de Pediatria (Laped) do curso de Medicina da instituição.

Limitação por pessoa

De acordo com Janara, há uma limitação de arrecadação de lâmpadas gratuitas por CPF e CNPJ de até 20 unidades. “A ideia é que as pessoas que tenham em casa e querem descartar da forma correta, acumulem no período de seis meses e façam o descarte de forma gratuita”, explica.

Acibr/Divulgação

No entanto, nos casos de mais de 20 lâmpadas, será cobrado o valor de R$ 1 por unidade para descarte. A coordenadora explica que o Núcleo não tem nenhuma lucratividade com a ação e que só é repassado ao morador o valor que será pago para destinação do resíduo para empresa responsável pela coleta e destinação.

O mesmo ocorre com pneus, que terão arrecadação gratuita até cinco unidades por CPF e CNPJ, mas caso a quantidade de descarte de uma pessoa ultrapasse esse número, será cobrado R$ 1 por unidade descartada. Os demais itens são recolhidos sem custos.


Membros da Assembleia de Deus eram perseguidos nos primeiros anos da igreja em Brusque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo