Entenda como será o trabalho dos assessores dos vereadores de Brusque

Rick Zanata, primeiro secretário da Câmara, comenta adaptação com estrutura do prédio do Legislativo

Entenda como será o trabalho dos assessores dos vereadores de Brusque

Rick Zanata, primeiro secretário da Câmara, comenta adaptação com estrutura do prédio do Legislativo

Seis assessores dos 15 vereadores da Câmara de Brusque já foram nomeados. A resolução número 8, de 8 de dezembro de 2021, criou o cargo de assessor parlamentar e dispõe sobre as funções de trabalho. O texto entrou em vigor no dia 1° de janeiro, após publicação no Diário Oficial dos Municípios.

A criação do cargo foi aprovada no Legislativo no ano passado. A nomeação de cada assessor pessoal dos vereadores é feita pelo presidente da Câmara, Alessandro Simas (União), após indicação de cada parlamentar.

Na resolução consta 16 funções dos assessores. Entre elas, terão que organizar a agenda diária do vereador, além de revisar a legislação e documentos de interesse do parlamentar. Consta, ainda, a função de assessorar o vereador em reuniões do plenário e das comissões.

Os assessores terão como função também o auxílio na divulgação de materiais para a imprensa. As matérias institucionais podem ser produzidas pelos assessores para que a assessoria de imprensa da Câmara divulgue aos veículos de comunicação.

Ainda, consta no documento a função de realizar pesquisas para os vereadores, manter controle de tramitações e prazos, preparar arquivo de matérias jornalísticas que podem ser de interesse do parlamentar, receber correspondências, entre outras funções.

Estrutura da Câmara

O primeiro secretário da Câmara, vereador Rick Zanata (Patriota), afirma que os assessores também poderão atuar em visitas nos bairros. Rick comenta também sobre a estrutura do prédio do Legislativo para receber os novos servidores.

Segundo o parlamentar, eles podem tanto acompanhar o vereador nas visitas para atender as demandas da comunidade quanto visitar sozinho os moradores de Brusque, caso o parlamentar não consiga acompanhá-lo.

Em relação a estrutura do Legislativo para agregar todos os vereadores e os assessores, Rick comenta que será uma adaptação. No prédio da Câmara, vereadores já dividem os gabinetes entre si, sendo, na maioria das ocasiões, um gabinete para cada dois parlamentares.

“Será uma adaptação para cada um. Hoje divido gabinete com outro vereador. Nós nos apertamos lá e dá para ficar em quatro pessoas. Quando um tiver uma reunião, o outro pode sair da sala, para ter mais privacidade”, afirma.

Por fim, Rick ressalta que cada vereador pode escolher a melhor forma para utilizar o auxílio do assessor nas funções diárias e comenta o objetivo do projeto. A proposta, apresentada no ano passado, partiu da mesa diretora.

“O importante é dar uma resposta com agilidade, uma resposta rápida para quem nos procura. Será uma adaptação a cada dia”, afirma o vereador.

Carga horária e salário

A carga horária é de 30 horas semanais, equivalente a seis horas diárias. O valor do salário é de R$ 4,5 mil e para assumir o cargo é obrigatório que o assessor tenha Ensino Médio completo.

Como atividades externas também podem ser realizadas pelos assessores, o cartão de ponto será assinado todos os dias no início e fim do expediente no Legislativo. Eles terão, também, que apresentar um relatório de atividades no fim do mês.

Lista de assessores:

– Assessor(a) de Alessandro Simas: ainda não nomeado(a);

– Assessor(a) de André Batisti, o Deco (PL): ainda não nomeado(a);

– Assessor(a) de André Rezini (Republicanos): ainda não nomeado(a);

– Assessor de André Vechi (DC): Leonardo Luiz Zanella;

– Assessor de Beto Piconha (Podemos): Valir da Silva;

– Assessor de Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos): André Luiz Petermann;

– Assessor(a) de Deivis da Silva (MDB): ainda não nomeado(a);

– Assessor(a) de Ivan Martins (União): ainda não nomeado(a);

– Assessor de Jean Dalmolin (Republicanos): Gilbrair Sebastião Moscon Júnior;

– Assessor(a) de Jean Pirola (PP): ainda não nomeado(a);

– Assessor(a) de Marlina Oliveira (PT): ainda não nomeado(a);

– Assessor de Nik Imhof (MDB): Fernando Kinetz Lima;

– Assessor(a) de Natal Lira (DC): ainda não nomeado(a);

– Assessor de Rick Zanata: Marcos Antônio Zanon;

– Assessor(a) de Rogério dos Santos (União): ainda não nomeado(a).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo