Entenda os motivos para o desabastecimento de água em Guabiruba
Previsão é que serviço seja normalizado em todo município até o fim do dia
Previsão é que serviço seja normalizado em todo município até o fim do dia
A distribuição de água em Guabiruba deve ser restabelecida totalmente ao longo desta terça-feira, 8, conforme projeção da Guabiruba Saneamento, que assumiu o serviço em substituição à Casan e é operada pela empresa Atlantis.
A dificuldade de garantir o abastecimento foi gerado pela necessidade de reparos em dois pontos da tubulação desde a madrugada de sábado, 5.
No fim de semana, equipes ligadas à empresa localizaram um vazamento na rua Brusque, no Centro. O dano só foi encontrado com o trabalho feito com um Geofone (instrumento usado para escutar ruídos nas tubulações), na virada da noite de sexta-feira. A verificação com o aparelho é habitual durante as noites e madrugadas, justamente para monitorar problemas do tipo.
No dia seguinte, informações repassadas por telefone indicavam um novo problema, desta vez na rua José Dirschnabel, também no Centro. A rede sob a via é usada como ligação ao reservatório e é uma das principais do município. Por ela, passam entre 26 e 28 litros de água por segundo. Com a sequência de casos, toda a cidade teve o abastecimento comprometido.
O segundo rompimento, de acordo com o gerente Cássio Pessoa, não teve ligação direta com a primeira ocorrência. Para tentar normalizar o serviço o quanto antes, as equipes trabalharam até as 5h de sábado e voltaram à ativa na manhã do domingo, 6.
Trabalho minucioso
Na manhã desta segunda-feira, o serviço começou a ser normalizado em alguns pontos da cidade, como os bairros Pomerânia e São Pedro. Apesar do trabalho intensificado até o início da noite do domingo, os pontos mais altos e afastados do município tendem a demorar para ter o abastecimento pleno.
Uma das explicações está na atenção necessária no restabelecimento da vazão. Durante as escavações, um descuido com a máquina pode danificar ainda mais a tubulação. Já na hora de religar o sistema, a dificuldade está na pressão da água. “Não podemos, simplesmente, abrir o registro, como uma torneira. Se fizermos isso em uma velocidade errada, causo o rompimento em outros pontos”.
De acordo com Pessoa, o trabalho de restabelecimento da rede é feito desde a noite do domingo. Com pouco mais de um mês de atuação no local, afirma, ainda não é possível indicar os possíveis motivos dos danos.
Entre os motivos mais habituais neste tipo de estrutura, ele destaca a possibilidade de problemas na instalação da rede, assim como o próprio tempo de uso. Segundo ele, investimentos na melhoria dos serviços de tratamento estão sendo feitos.
Como relatar problemas?
A Guabiruba Saneamento destaca a importância da participação da população em relatar vazamentos ou problemas de abastecimento. Ocorrências do tipo podem ser comunicadas pelos telefones (47) 3396-9035, em horário comercial. Para plantão, os contatos podem ser feitos pelo (47) 99178-0678 ou pelo e-mail [email protected].