X
X

Buscar

Entenda por que Brusque possui mais de 1,2 mil vagas de emprego em aberto

Entre os principais pontos está a falta de transporte público

A cada mês de 2021 mais vagas de emprego tem sido anunciadas pelo Sine de Brusque. Em janeiro eram cerca de 100 oportunidades e, em julho, o órgão apresenta mais de 1,2 mil vagas. Esse crescimento, apesar de positivo, acendeu um alerta: por que elas não estão sendo preenchidas?

Conforme o diretor do Sine, Waldir da Silva Neto, existem alguns motivos. Ele elencou a mobilidade urbana como o maior problema para o preenchimento de vagas. Além disso, existe também a falta de qualificação e/ou de experiência comprovada.

Mobilidade urbana

Com a instalação de novas empresas na cidade o número de vagas cresceu, mas são poucos os interessados. O motivo é a localização afastada dos bairros com maior população e a falta de transporte público eficiente na cidade.

Entre os locais mencionados por Neto está o bairro Volta Grande. O local recebeu novas empresas, mas ao olhar esta informação na vaga o trabalhador já descarta a opção por não possuir condução própria.

Experiência formal

Outra questão que o Sine tem enfrentado envolve pessoas que vem de outras cidades e estados. Conforme Neto existe uma constante de trabalhadores que chegam a Brusque sem experiência formal de trabalho, ou seja, sem ter registro na carteira de trabalho.

Essa realidade tem dificultado a situação para ambos os lados. O empregador que necessita de uma comprovação de trabalho para certas vagas fica com a demanda em aberto. Já o trabalhador que vem buscar uma oportunidade na cidade se depara com esse obstáculo.

Qualificação

Outro problema mencionado por Neto e destacado por Rita Conti, presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), é a falta de qualificação dos trabalhadores. Conforme o grupo multissetorial de recursos humanos da associação existe dificuldade para preencher as vagas que exigem maior nível de formação.

Na visão do diretor do Sine, esse problema é resolvido com facilidade. Ele afirma que no município existem diversos cursos profissionalizantes.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube