Entidades de Brusque farão acampamento para promover bem-estar à adolescentes
Evento será direcionado para jovens estudantes de escolas municipais
Entidades de Brusque estão organizando um acampamento para adolescentes e jovens para promover o bem-estar. O assunto foi apresentado na assembleia do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) na manhã desta quinta-feira, 12, realizada no Whizzo Coworking.
A ação é encabeçada pelo Instituto Nacional de Medicina Psicossomática (Inmpsi) e o Grupia é apoiador do projeto.
O acampamento será realizado entre os dias 11 e 13 de outubro, na chácara da Igreja Evangélica do Calvário de Brusque, que fica próxima ao município de São João Batista.
Ao contrário do que foi noticiado anteriormente, o convite não vai ser feito apenas aos alunos da rede pública de ensino. O psicólogo Mário Eccher, que teve a ideia do acampamento, esclarece que qualquer adolescente pode participar do acampamento.
O objetivo da atividade é promover o bem estar e a qualidade de vida entre jovens e adolescentes. A ideia surgiu a partir da pesquisa realizada por Eccher, que estuda a prática de autolesão nas crianças e adolescentes.
O diretor-presidente do Inmpsi, Leonardo Junior de Oliveira, formando em Psicologia, diz que a situação da prática de autolesão em Brusque é preocupante. “Idealizamos o acampamento porque não adianta falar que é ruim porque eles sabem disso. A intenção é falar de coisas boas, criar um ambiente bom de estar”, explica.
No entanto, Eccher reforça que apesar disso o acampamento é direcionado para qualquer adolescente. Ele vai passar nas escolas para fazer o convite e os que tiverem interesse em participar podem entrar em contato com a direção.
O coordenador do Grupia, Paulo Vendelino Kons, reforça que essa ação é o início de um processo. “Vamos oferecer esse momento e sobretudo sob a perspectiva de uma caminhada. Não vai solucionar o problema mas é um começo”, avalia Kons.
O acampamento será totalmente gratuito e direcionado para cerca de 40 a 60 jovens, conforme a capacidade da chácara. De sexta-feira a domingo os adolescentes vão passar por diversas atividades voltadas para o autoconhecimento, a resolução de problemas, a administração de emoções e manobras de enfrentamento.
Também haverá palestras e dinâmicas, como gincana e baile de máscaras, tudo com a intenção de além de divertir, ensinar os jovens a lidarem com as emoções e promover bons sentimentos em cada um.
A equipe de voluntários será preparada para o contato com os adolescentes. O Inmpsi e o Grupia também vão procurar apoio de entidades e do empresariado para a doação de recursos.