Entidades se manifestam contra contratação de assessores para vereadores de Brusque

Ofício foi assinado por sete entidades

Entidades se manifestam contra contratação de assessores para vereadores de Brusque

Ofício foi assinado por sete entidades

Nesta quarta-feira, 8, entidades de Brusque se reuniram e emitiram uma nota a respeito da contratação de assessores para os vereadores da cidade. A criação das vagas foi aprovada em votação na sessão da Câmara de Vereadores na última terça-feira, 7.

Ao todo, sete entidades ligadas à indústria, comércio e meio empresarial assinaram o ofício que vai contra a decisão dos parlamentares. Em meio à nota, é comentado sobre o cenário econômico criado ao longo da pandemia. Além disso, é mencionado que o uso de tecnologias poderia suprir as contratações.

A nota foi assinada pela Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe) Brusque, Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb), Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (Simmmeb), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest) e Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas). O documento foi enviado para o Presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Alessandro André Moreira Simas.

Fabrício Zen, presidente da CDL comentou o assunto. “A CDL se posiciona contra. Não houve conversa, não houve comunicação por parte dos vereadores com a comunidade, faltou debater o assunto, discutir o assunto com as entidades de classe e a comunidade como um todo”, afirmou. “Se for realizar, que seja assessores estagiários da universidade, temos a Unifebe que pode atender essa demanda, há uma maneira mais enxuta e mais econômica de poder fazer essa ação”.

Ele também argumenta que não há espaço fisico para contratação de assessores. “Há um numero grande funcionarios trabalhando na Câmara, quem sabe uma gestão administrativa por parte do presidente em realocar funções dos funcionários que estão trabalhando hoje, realmente fazer uma administração mais enxuta na Câmara de Vereadores”, afirma.
Marcelo Gevaerd, presidente do Sindilojas, afirma que “houve falta de transparência e de dialogo”.

“Causa supresa por se tratar de uma decisçao unilateral, sem qualquer envolvimento da comunidade. Nós não sabiamos de nada”, afirmou. “Por que não contratar estagiários em um processo seletivo? Acreditamos que ainda tem tempo, vamos debater com a comunidade”, disse.

Confira a nota completa:

As entidades abaixo nominadas vem, por meio desta, manifestar seu posicionamento contrário à Resolução 11/2021, aprovada em votação única, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brusque, na tarde de ontem, 7 de dezembro. A medida volta a criar o cargo de assessor parlamentar, não concursado e indicado por livre nomeação de cada vereador, com carga horária semanal de 30 horas e contratação a partir de 1º de janeiro de 2022.

A classe empresarial recebeu com estranheza esta notícia na manhã de hoje e, desde então, tem registrado manifestações contrárias. Para as entidades que subscrevem esta nota, houve falta de transparência e de diálogo sobre a matéria em questão, aprovada em votação única. A resolução aumenta os gastos do funcionalismo público e causa surpresa por se tratar de uma decisão unilateral, sem qualquer envolvimento da comunidade.
É necessário refletir se o cidadão, ainda profundamente impactado pela pandemia da Covid-19, tem condições de contribuir com o aumento de gastos que será provocado pela contratação de assessores. Neste contexto, é importante citar o bom uso da tecnologia, da automação e da eficiência dos processos, além de outras possibilidades que poderiam suprir esta contratação.

Fazer mais e melhor, com menos recursos e custos, foi a adaptação necessária para atravessar a pandemia. O mundo mudou. E a sociedade não pode mais aceitar posições que se colocam na contramão destas mudanças.

Assinam:
Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr)
Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe) Brusque

Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL)
Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB)
Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab)
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (Simmmeb)
Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest)
Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas)


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo