Entre 100 no Brasil: jornal O Município é selecionado para participar de programa do Google
GNI Local Lab Brasil tem como objetivo a capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico de veículos de comunicação
GNI Local Lab Brasil tem como objetivo a capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico de veículos de comunicação
O Google News Initiative, projeto do Google de apoio ao ecossistema jornalístico, anunciou O Município como uma das 100 empresas que participarão do GNI Local Lab Brasil. O jornal é o único veículo de comunicação de Brusque a integrar o projeto, e um dos seis selecionados em Santa Catarina. O programa tem como objetivo a capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico dos participantes.
A lista de selecionados inclui veículos baseados em 19 estados do Brasil. São sites nativos digitais, jornais, revistas e emissoras de rádio ou televisão, que produzem conteúdo original e jornalístico, empregam de 2 até 100 jornalistas em tempo integral na redação e estão em operação há pelo menos 12 meses. O programa tem início em agosto de 2022 e segue até abril de 2023.
As equipes selecionadas receberão, ao longo de 10 meses, apoio técnico dedicado, análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios dos seus veículos.
Além de contar com o apoio dos especialistas e consultores, as empresas jornalísticas também terão a oportunidade de simular diferentes estratégias para desenvolver ou aprimorar seus modelos de negócios.
“É mais um reconhecimento da nossa relevância para o jornalismo catarinense e do nosso alinhamento às melhores práticas do mercado. Será uma oportunidade de avançarmos ainda mais”, avalia o diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi.
Ainda como parte da iniciativa, uma série de workshops será realizada, abordando a compreensão da audiência e o perfil do leitor brasileiro, e as melhores práticas para o trabalho jornalístico no digital.
O GNI Local Lab conta com a parceria e apoio de três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).
Em junho, o jornal O Município já havia sido selecionado como um dos 100 veículos jornalísticos do Brasil parceiros do Google Destaques, outro programa de apoio do Google.
O programa de licenciamento do Google paga aos veículos jornalísticos por conteúdo. Com a expansão do programa, jornais, sites, revistas e emissoras de rádio e televisão de 19 estados, mais o Distrito Federal, tem seu conteúdo incluído na plataforma.
Entre os parceiros da plataforma estão Folha de São Paulo (SP), Estadão (SP), CNN Brasil (SP), Estado de Minas (MG), Diário do Nordeste (CE), Forbes Brasil (SP), Exame (SP), GaúchaZH (RS), Gazeta do Povo (PR), O Dia (RJ), entre outros.
O Destaques oferece aos leitores notícias com mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do dia a dia. Ao clicar nos artigos para leitura, os leitores são levados aos sites dos veículos.
O Destaques está disponível para usuários que acessam o Google Notícias pelo navegador (news.google.com.br) no desktop ou dispositivos móveis, no aplicativo do Google Notícias (iOS e Android) e no Discover (disponível nos aplicativos Google ou na tela inicial à esquerda nos dispositivos Android).
O Destaques é diferente dos outros produtos porque funciona a partir das escolhas editoriais de cada publicação. Desta forma, o conteúdo disponibilizado aos leitores passa por uma curadoria dos próprios editores antes de ser listado na forma de “painéis”.
Além do jornal de Brusque, os jornais digitais O Município Blumenau e O Município Joinville, que integram o Grupo O Município, também fazem parte da plataforma.