Entre nomeações e trocas, quadro de assessores pessoais dos vereadores de Brusque passa por mudanças
Vereadores Jocimar e Rogério nomearam assessores recentemente
Os vereadores Jocimar dos Santos (DC) e Rogério dos Santos (Republicanos) nomearam assessores parlamentares recentemente. Passado mais de um ano da criação do cargo da Câmara de Brusque, somente um vereador não nomeou assessor.
A criação do cargo foi aprovada em dezembro de 2021 sob protesto de entidades. O projeto contou na época com dois votos contrários, de Ivan Martins (Republicanos) e Rogério dos Santos. Apesar de ter direito, Ivan não nomeou assessor até o momento.
Vanessa Ouriques é a assessora nomeada recentemente por Rogério. O vereador, que votou contra a criação do cargo, justificou a decisão em nomear a assessora.
“Devido à escolha do meu nome como corregedor da Câmara e, com certeza, à demanda que os trabalhos exigirão, achei por bem nomear uma assessora”, justifica o parlamentar.
Quando a criação do cargo foi aprovada, Jocimar não exercia a função de vereador, pois era secretário de Desenvolvimento Social de Brusque na época. Em janeiro deste ano, Jocimar nomeou Sirley Souza Mafra para o cargo.
A assessora do vereador tem formação nas áreas de recursos humanos e gestão pública. Jocimar afirma que ela possui conhecimento de questões administrativas e atua junto com ele em diversas funções no Legislativo.
“Ela auxilia em toda parte de projetos, agenda e atendimentos. A Câmara não é obrigada a trabalhar na parte da manhã, mas ela faz comigo visitas nos bairros e elaboração de projetos, para protocolarmos durante a tarde”, diz Jocimar.
Recentemente, o presidente da Câmara, vereador André Vechi (DC), trocou de assessor. Leonardo Luiz Zanella, que exercia o cargo no gabinete do parlamentar, deixou a função e deve assumir como chefe de gabinete da presidência do Legislativo em breve.
No cargo de assessor parlamentar de Vechi agora está o ex-diretor de Comunicação da prefeitura Wilson Schmidt Junior, que atuava na comunicação do Samae até dezembro do ano passado, quando deixou o cargo na autarquia.
Quem também mudou de assessor foi o vereador Nik Imhof (MDB), que nomeou o ex-diretor de Patrimônio da Secretaria de Saúde Rafael Cavichioli para o cargo no lugar de Fernando Kinetz Lima. Rick Zanata (Patriota) agora tem como assessor o ex-diretor-geral da Secretaria de Fazenda Thomas Haag, que substitui Marcos Zanon.
Procurado pela reportagem de O Município, Ivan Martins, o único vereador que não tem assessor pessoal, afirma que ninguém será nomeado para o cargo no gabinete dele. “Não nomeei e nem vou nomear, em respeito à população que foi contra a criação do cargo”, comenta.
A criação do cargo foi aprovada pela Câmara em meio a protestos de oito entidades de Brusque ligadas à indústria, comércio e meio empresarial. A proposta foi elaborada pela antiga Mesa Diretora, formada por Alessandro Simas (PP), André Batisti, o Deco (PL), Rick Zanata e Jean Dalmolin (Republicanos).
Quadro de assessores atualizado:
Assessor de Alessandro Simas: Alvaro Valle Szpoganicz
Assessor de André Rezini: Fabricio Wippel
Assessor de André Vechi: Wilson Schmidt Junior
Assessor de Beto Piconha: Valir da Silva
Assessor de Cassiano Tavares, o Cacá: André Luiz Petermann
Assessor de Deco Batisti: Rodrigo Gesser
Assessor de Deivis da Silva: Joelson Santos Oliveira
Assessor de Ivan Martins: ninguém no cargo
Assessor de Jean Dalmolin: Gilbrair Sebastião Moscon Júnior
Assessor de Jean Pirola: Murilo Sérgio Popper
Assessora de Jocimar dos Santos: Sirley Souza Mafra
Assessora de Marlina Oliveira: Shay Ferreira
Assessor de Nik Imhof: Rafael Cavichioli
Assessor de Rick Zanata: Thomas Haag
Assessora de Rogério dos Santos: Vanessa Ouriques
– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior