Entrega de resultados de testes de Covid-19 leva até cinco dias em Brusque
Devido a alta demanda, resultados dos testes PCR tendem a demorar mais que o habitual
Devido a alta demanda, resultados dos testes PCR tendem a demorar mais que o habitual
Com a grande demanda por testes para Covid-19 em Brusque, devido ao aumento do número de contaminados e suspeitos, os testes do tipo PCR – o mais confiável para detectar o coronavírus – estão se acumulando nos laboratórios, e os resultados dos exames passam a demorar mais para serem entregues.
Segundo o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, atualmente a pasta trabalha com o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) e o laboratório particular Genolab, contratado com recursos próprios.
No início da pandemia, quando a quantidade de testes era menor, o resultado era obtido de oito a 12 horas. Com o aumento da testagem, o Lacen leva em torno de cinco dias e o Genolab no mínimo dois dias para entrega dos resultados.
“Estamos no auge da doença, então acredito que se eles mantiverem o ritmo de atendimento sem perda de profissionais pela própria Covid-19, esperamos não ter uma demora mais arrastada”, afirma o secretário.
Além dos exames PCR, a Prefeitura de Brusque recebeu na última quarta-feira, 29, dois mil testes rápidos para Covid-19, de acordo com o secretário.
Segundo ele, os testes serão utilizados nas campanhas de busca ativa de pacientes positivos, nos hospitais para os pacientes suspeitos, conforme indicação médica, e no Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, quando o paciente preencher o pré-requisito de oito dias de evolução da doença.
O secretário reitera que as pessoas sintomáticas não devem procurar o Centro de Triagem com a doença já em evolução, mas sim de forma precoce, ao surgimento dos primeiros sintomas, para que seja feito um acompanhamento precoce e com menores riscos de evolução da gravidade do caso, se eventualmente estiver contamidado pela Covid-19.
De acordo com Fornari, a Secretaria de Saúde tem licitado 20 mil testes rápidos, que devem ser adquiridos conforme a demanda.
Nesta quarta-feira, 29, o secretário se reuniu com o corpo clínico do Hospital Azambuja, que solicitou um repasse de testes rápidos. A Secretaria de Saúde deve entregar os testes de acordo com a necessidade, e o hospital se comprometeu a fazer a aquisição de outros testes rápidos também.