Equipe Baja Pelznickel representará a Unifebe em competição nacional neste fim de semana
Evento acontece em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul
Evento acontece em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul
Com destino a Caxias do Sul (RS), a Equipe Baja Pelznickel vai nesta quinta-feira, 14, em busca de mais uma colocação na 17ª Etapa Sul da Competição Baja SAE. A disputa regional será realizada este ano na Universidade de Caxias do Sul, de 15 a 17 de novembro.
Projetado e construído pelos próprios estudantes, o veículo off-road disputará com outros carros de universidades do sul do país, provas de apresentação e prática. Logo no primeiro dia, a prova de segurança estática e dinâmica determinará quais os veículos seguem na competição.
Com o veículo aprovado no teste de segurança, as equipes seguem para as provas de apresentação do projeto do veículo, projeto dinâmico, prova de aceleração, tração, retomada, manobrabilidade, suspensão e super prime.
Para encerrar a disputa, a prova de enduro, desafia as equipes e veículos na pista. Valendo 400 pontos, a disputa é a mais aguardada e temida pelos estudantes. O objetivo: percorrer em quatro horas a maior quantidade de vezes um trajeto cheio de obstáculos. A equipe que completar mais voltas, soma a pontuação máxima.
De acordo com o coordenador do projeto Baja Pelznickel, professor Rodrigo Blödorn, a expectativa é que a Unifebe fique entre os dez primeiros colocados. “No ano passado ficamos em 13º lugar na classificação geral, competindo com 24 equipes, e em 4º lugar na prova de velocidade. Os resultados já são animadores e estamos preparados para nesta edição do evento, ficarmos entre as dez primeiras colocações”.
O coordenador do projeto, lembra que logo depois da competição, a equipe começa a melhorar o carro para a etapa regional de 2020 e, em paralelo, construir um novo veículo para competir na etapa nacional de 2021.
Para isso, a equipe Baja Pelznickel abrirá vagas aos interessados em participar do projeto. As vagas são abertas a todos os acadêmicos dos cursos de Engenharia e do Ensino Médio, que estiverem interessados em atuar como voluntários.
“O projeto Baja é uma oportunidade única para quem quer trabalhar com a indústria automotiva. Além de aprender todas as etapas de construção de um carro off-road, eles desenvolvem competências específicas da área”.
Representando pelo segundo ano o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), a equipe é a única do Vale do Itajaí, e é formada por 17 integrantes de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e do Colégio Universitário de Brusque.
A equipe Baja Pelznickel UNIFEBE existe desde março de 2018. O nome é uma homenagem à lenda trazida pelos imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, que colonizaram Brusque e Guabiruba.
A competição é promovida pelo Programa BAJA SAE, que é uma iniciativa da Society of Automotive Engineers — Sociedade de Engenheiros Automotivos, criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A disputa é entre veículos off-road, construídos por equipes de diversas universidades, onde o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
Dentro dessa empresa fictícia formada por estudantes voluntários, os acadêmicos vivenciam situações reais de setores como compras, marketing, vendas, projetos e simulações. Com isso, a SAE busca formar engenheiros preparados para atuar na área de engenharia automotiva.