X
X

Buscar

Brusque sobe posições na Olesc após títulos no voleibol e ginástica rítmica

Delegação terminou na quarta colocação geral do quadro de troféus da competição

Foi Joinville quem conquistou o título geral da 17ª edição da Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc), mas Brusque também tem motivos para comemorar. Com maior volume de participação – em 2016 foram apenas cinco modalidades representando o município, e em 2017 esse número dobrou -, a delegação brusquense trouxe para casa dois títulos na bagagem, a quarta posição geral no quadro de troféus e uma posição acima na tabela de pontos, de 11º para 10º.

Os dois grandes destaques foram os campeões do voleibol masculino e da ginástica rítmica, que auxiliaram na boa colocação do quadro de troféus. Joinville terminou com seis troféus de ouro e dois de prata. Brusque ficou com 33 pontos. Pontuaram, além de ginástica e vôlei masculino, as equipes de futsal feminino, natação masculina, tênis masculino e vôlei feminino.

Confira o desempenho das principais equipes:

Voleibol masculino
Com uma campanha impecável, o time brusquense de voleibol masculino sagrou-se campeão invicto e perdendo apenas um set. O time fez jus ao status de favorito que ostentava antes mesmo de a competição começar. Nas duas primeiras partidas, vitórias tranquilas por 3 a 0 contra Lages e Joinville. Durante a primeira eliminatória, 3 a 0 contra Rio do Sul e vaga garantida nas semifinais.

Contra Chapecó veio o único set perdido, mas a vitória não escapou dos brusquenses: 3 a 1. Na grande final contra Gaspar, o primeiro set foi muito pesado e decidido ponto a ponto. Acabou com triunfo de Brusque por 29 a 27. Nas demais parciais, o time encaixou e venceu mais tranquilo por 25 a 20 e 25 a 16.

Ginástica Rítmica

Divulgação

Somando mais de 54 pontos no geral da Olesc, a equipe de Brusque levantou o troféu de campeã da ginástica rítmica em Blumenau, no dia 30 de setembro. Primeira colocada no individual por equipe e segunda no conjunto, além de contar com a melhor ginasta da competição, a menina Thayná Martins, a equipe comandada pela treinadora Amanda Gallo superou Chapecó, que somou 53 pontos, e Florianópolis, com 50,55.

Foram dois dias de competições da ginástica artística da Olesc, envolvendo 77 meninas de 9 a 12 anos. Amanda destaca o empenho da equipe, apesar do desgaste em função do calendário intenso. “É fruto de um trabalho de um pouco mais de um ano. Brusque está investindo bastante, principalmente em clínicas com técnicos nacionais. No ano passado, na Olesc chegamos perto, neste ano, depois de já termos conquistado o estadual da modalidade, veio o ouro com a Olesc”, diz.

Futsal feminino
A equipe de futsal feminino terminou na quarta colocação geral, depois de, na disputa de terceiro lugar, perder para Criciúma por 4 a 2. A vaga para a grande final bateu na trave, mas as atletas tiveram uma grande campanha. Já na estreia da competição a equipe aplicou 7 a 0 em Florianópolis.

Porém, tropeço no segundo jogo: 3 a 0 para Chapecó. Contra Joinville outra vitória que classificou as atletas para fase eliminatória, por 4 a 0. Na eliminatória, 4 a 1 contra Guaramirim, porém eliminação dura na semifinal: no tempo regular 0 a 0, mas nos pênaltis 4 a 3 para Blumenau.

Voleibol feminino
Depois de conquistar o título da modalidade em 2016 – por sinal, o único troféu de ouro de Brusque na Olesc -, sobrou para as meninas do vôlei a responsabilidade de voltar a subir no topo do pódio. No entanto, o bicampeonato não aconteceu.

Na etapa inicial, a equipe foi bem e venceu suas três partidas, contra Joinville (3 a 0), Caçador (3 a 0) e Forquilhinha (3 a 1). Mas na primeira etapa eliminatória, que antecipava as semifinais, queda diante de Blumenau: 3 a 1 para as adversárias e o adeus ao bi.

Modalidades com a participação de Brusque:
Atletismo (F)
Ginástica Rítmica
Futsal (F)
Handebol (M)
Judô
Karatê (F)
Natação (F e M)
Tênis (M)
Tênis de mesa (M)
Vôlei (F e M)
Xadrez (M)

Colocações finais por modalidade:
Modalidade Posição

Ginástica Rítmica 1º
Voleibol masculino 1º
Futsal (F) 4º
Voleilbol feminino 5º
Natação (M) 6º
Tênis (M) 6º
Karatê 15º
Natação (F) 9º
Judô 10º
Xadrez 12º

Quadro final de pontos Olesc
Posição Município Pontos

1º Joinville 115
2º Blumenau 99
3º Itajaí 81
10º Brusque 33

Quadro final de troféus Olesc
Posição Município Troféus

1º Blumenau 6 ouros, 2 pratas
2º Joinville 5 ouros, 3 pratas, 3 bronzes
3º Itajaí 2 ouros, 4 pratas, 2 bronzes
4º Brusque 2 ouros