Equipe de Brusque vence etapa regional e vai para competição nacional em torneio de robótica
Estudantes desenvolveram uma esteira para que os cadeirantes passam se exercitar durante a pandemia
A equipe Tecnorob Evolution, da Escola S de Brusque, foi a grande vencedora da fase regional da First Lego League (FLL), que aconteceu neste sábado, 10, em Santa Catarina, e ainda garantiram uma vaga na competição nacional. Os estudantes venceram a disputa com o desenvolvimento de uma esteira para que cadeirantes possam se exercitar durante a pandemia.
O grupo também ganhou o 1º lugar no Desempenho do Robô. O desafio da temporada é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.
Na categoria Projeto Inovador os estudantes desenvolveram a esteira para incentivar que cadeirantes se exercitem durante a pandemia, pois muitos não tem como sair de casa neste período de isolamento. Além disso, o equipamento é de baixo custo e leve, podendo ser transportado em espaço pequeno.
A equipe Tecnorob é formada pelos estudantes Vinicius Bueno Lopes, 14 anos de idade; Sofia Rainert Mafra, 15; Vinicius Buttchewitz e Henrique Dorow, 13 anos de idade, juntamente com o técnico Claudio Lima Rhenns e a supervisora, professora Rosani Pereira Marcarini.
O técnico destacou o empenho de todos para a competição deste ano. “No passado, nós ficamos em 5º lugar e no nacional não fomos muito bem, mas nós fizemos planos que iríamos melhorar, trabalhamos, persistimos e agora vamos novamente para o nacional e ainda vamos representar o Brasil no Global Innovation Awards”, afirma.
“Eu estou muito feliz que ganhamos, pois nós trabalhamos muito para chegar na competição e fazer o melhor”, completa o estudante Vinicius.
A partir de agora os membros da equipe Tecnorob se preparam para a etapa nacional do festival, que deve ocorrer em junho, quando nos dias 28 e 30 de junho, do mesmo mês, também acontece a competição internacional.
Além de Brusque, as equipes de Concórdia e Criciúma também venceram da fase regional do Torneio SESI de Robótica FLL, ficando em 2º e 3º lugar, respectivamente. A equipe Techmaker, de Blumenau, também se classificou para a disputa nacional.
“O mérito integral é da nossa coordenação e das pessoas que trabalham com essa equipe, e que tem todo o acompanhamento dos pais. Brusque já tem uma tradição muito grande de grandes conquistas e continua trilhando esse caminho, pois tudo que se trabalha no conceito de robótica da FLL é o que a gente espera de pessoas que na fase adulta, por exemplo, começam a integrar as empresas, as indústrias, então nós estamos fazendo um trabalho exatamente voltado para essa finalidade”, destaca o gerente executivo do Sesi/Senai no Vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen.
No último dia do evento, a gerente-executiva de Educação da Fiesc, Adriana Cassol, afirmou em vídeo gravado para o torneio que esta temporada é a mais desafiadora por conta do cenário de pandemia. “O Sesi compactua dos valores da First, que enfatiza o espírito de equipe, o compartilhamento de conhecimentos e ideias, a competição com ética e o estímulo à pesquisa matemática, científica e tecnológica para a resolução crítica e criativa de problemas emergentes, valores e competências requeridos pelo mundo do trabalho e pela indústria”, disse.
Participaram desta etapa 85 estudantes da Escola S, integrada por Sesi e Ssenai, e de escolas da rede pública e privada de Concórdia, Criciúma, Itajaí, Florianópolis, Tijucas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, Lages, Joinville, Blumenau, Brusque, Videira, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Pouso Redondo.
Confira o resultado geral
Classificação geral
1° Lugar – SESI SENAI SC Tecnorob Evolution – Brusque
2° Lugar – SESI SENAI SC Agrorobots – Concórdia
3° Lugar – SESI SENAI SC Carvoeiros Robots – Criciúma
4° Lugar – SESI SENAI SC TechMaker – Blumenau (classificado para o Festival SESI de Robótica)
Suplentes para o Torneio Nacional – 2020/2021
SESI SENAI SC Little Builders – Rio do Sul
Tech Star – COC – Rio do Sul
SESI SENAI SC Legacy – São Miguel do Oeste
SESI SENAI SC XT100FAST Robots – Jaraguá do Sul
Prêmio Técnico Destaque (coach mentor)
João Moderno SESI SENAI SC RobôBaio – Lages
Prêmio Projeto de Inovação
1° Lugar – Tech Star – COC Rio do Sul
2° Lugar – SESI SENAI SC Iron Maker – Joaçaba
Prêmio Core Values
1° Lugar – SESI SENAI SC Little Builders – Rio do Sul
2° Lugar – SESI SENAI SC Cyber Hunters – Itajaí
Prêmio Design do Robô
1° Lugar – SESI SENAI SC TechMaker – Blumenau
2° Lugar – SESI SENAI SC Legacy – São Miguel do Oeste
Prêmio Desempenho do Robô
1° Lugar – SESI SENAI SC Tecnorob Evolution – Brusque
2° Lugar – SESI SENAI SC XT100FAST ROBOTS – Jaraguá do Sul
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube