X
X

Buscar

Equipe de robótica do Sesi de Brusque representa o Brasil na Dinamarca

Grupo participará do Open European Championship, considerado um dos maiores torneios do mundo

Santa Catarina será representada em um dos maiores torneios de robótica do mundo, o Open European Championship, realizado de 26 a 28 de maio na cidade de Aarhus, na Dinamarca. A equipe TecnoRob Red, do Sesi Escola de Brusque, recebeu ontem, 29, a confirmação de que estará entre as dez equipes brasileiras que disputarão o torneio.

A equipe foi uma das representantes do estado na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League, organizada pelo Sesi Nacional, que aconteceu há 15 dias, em Brasília. Eles ficaram como suplentes e aguardavam uma vaga para os torneios internacionais. “Os organizadores do Mundial na Dinamarca abriram mais cinco vagas para o Brasil e como os nossos alunos estavam muito bem colocados, fomos convidados a participar. Esperamos fazer uma ótima apresentação e destacar mais uma vez, o nome de Brusque e de Santa Catarina para o mundo”, informou a coordenadora de educação do Sesi, Sandra Freitas.

A TecnoRob Red é composta por seis estudantes e dois professores, que também são os técnicos da equipe.  Baseados no desafio desta temporada que foi Animais Aliados (Animal Allies), que incentiva os alunos a apresentar ideias que tornem a relação entre homens e animais amistosa para ambos, os estudantes vão competir com o projeto intitulado Grupo de Apoio aos Animais Exóticos e Silvestres (GAAES), que objetiva orientar as pessoas sobre o que fazer ao encontrar um animal exótico ou silvestre.

O grupo criou um site e vai fazer uma campanha explicando quais procedimentos devem ser tomados nessas situações. De acordo com a pesquisa, muitos animais silvestres estão indo para os centros urbanos em busca de proteção e alimentos. A intenção é conscientizar a população sobre como proceder nestes casos.

A Tecnorob Red foi composta pelos estudantes Ana Carolina Nuss, Ana Carolina Uhlmann, Arthur Felipe Carminati, Thiago Day, Marcelo Chagas Azambuja e João Guilherme Comandolli Jordão. Na etapa nacional, Santa Catarina foi representada ainda por outra equipe, também do Sesi em Brusque, e denominada TecnoRob Green, que não se classificou.

Os torneios mundiais serão realizados ao longo do ano na Dinamarca, Austrália, Estados Unidos e Reino Unido. Ao todo 30 equipes vão representar o Brasil nas competições, com estudantes de 9 a 16 anos de idade.