Equipe de robótica do Sesi Escola de Brusque participa de torneio nacional em São Paulo

Evento acontece neste fim de semana

Equipe de robótica do Sesi Escola de Brusque participa de torneio nacional em São Paulo

Evento acontece neste fim de semana

Os alunos da nova equipe de robótica do Sesi Escola de Brusque vão participar da primeira competição nacional neste fim de semana. Juntamente com as equipes de Concórdia, Timbó, Criciúma, Blumenau e Rio do Sul eles participarão de sexta-feira, 6, a domingo, 8, do Festival Sesi de Robótica, em São Paulo, onde são esperados mais de 1,5 mil estudantes.

Divulgação

A equipe de Brusque vai competir na categoria First Lego League (FLL). Um bom desempenho pode garantir participação no mundial, em Houston, nos Estados Unidos, e em outras disputas da FLL ainda esse ano.

“Tivemos menos de um mês para ajustar o projeto desde a classificação regional em Jaraguá do Sul, mas avançamos no projeto, pois agora temos um empresa de Curitiba interessada em nos ajudar com os protótipos, temos cartas de apoio das autoridades envolvidas nas áreas de trânsito e mobilidade em Brusque e os alunos estão ainda mais preparados e engajados no projeto”, destaca o técnico da equipe, Cláudio Lima Rhenns.

Cidades inteligentes e a sociedade do futuro são os temas que norteiam as competições desta temporada. Os estudantes mostram que podem solucionar problemas de engenharia civil, acessibilidade, saúde, infraestrutura, entre outros.

A equipe Tecnorob Evolution, desenvolveu um projeto voltado à inclusão. O objetivo é instalar em faixas de pedestres com Pontos Auxiliares de Travessia Segura (PATS), que consistem em sensores acionados por deficientes visuais para alertar motoristas e pedestres. A intenção é que os PATS sejam instalados também em ruas de bairros, por onde os deficientes visuais circulam com mais frequência.

Os estudantes Vinicius Bueno Lopes, de 13 anos e Sofia Rainert Mafra, de 14, além de Henrique Dorow e Vinicius Buttchewitz, de 12 anos, juntamente com o técnico da equipe e a supervisora, a professora Rosani Pereira Marcarini viajam na manhã desta quinta-feira, 5, para São Paulo.

Divulgação

A competição

São três competições simultâneas: Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL), Torneio Sesi de Robótica First Tech Challenge (FTC) e o Torneio Sesi F1 in Schools. .

Cada uma tem objetivos e avaliações diferentes. Por exemplo, enquanto os estudantes montam robôs autônomos com peças Lego na categoria FLL, as equipes de FTC podem utilizar outros materiais e comandar o robô por rádio controle.

Nesta categoria, Santa Catarina será representada por estudantes do Sesi Senai de Joinville. Já a modalidade F1 in Schools é um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nesta modalidade, duas escuderias do Sesi Senai de Criciúma representam o estado na competição.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo