X
X

Buscar

Equipe de Saúde Mental de Brusque promove programação alusiva ao Setembro Amarelo

Haverá uma programação especial para este mês com atividades voltadas ao tema

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial 2 (Caps 2) participaram de um piquenique na manhã desta quarta-feira, 5, na Praça do Jardim Maluche. A atividade faz parte da programação do movimento Setembro Amarelo em Brusque, que visa o combate ao suicídio.

Durante todo o mês a equipe de Saúde Mental promoverá atividades voltadas ao tema. Na segunda-feira, 10, será realizada a “Caminhada pela Vida” e na quarta-feira, 12, os familiares de pacientes do Caps 2 participarão de uma reunião sobre como identificar possíveis sinais e motivar as pessoas a procurarem tratamento. No dia 19 de setembro haverá um novo piquenique, desta vez no período vespertino. A programação encerra com sessão de cinema no dia 29 de setembro.

A diretora de Saúde Mental, Alicia Fagundes, ressalta que é preciso ficar atento aos sinais que as pessoas podem dar. “Como por exemplo a autolesão em adolescentes, que tem estado em evidência. Quanto antes o problema for identificado melhor”.

O suicídio é um fenômeno completo que envolve múltiplas causas e que afeta, além das vítimas, os parentes e amigos. O suicídio é cercado de desconhecimento e preconceito, o que leva ao silêncio em torno do problema. É necessário mudar essa visão para que as pessoas de diferentes setores da sociedade atuem na sua vigilância, prevenção e controle.

A ideação suicida pode estar presente em diferentes faixas etárias independente de gênero cultura e condição socioeconômica. Há situações de vulnerabilidade para o suicídio como doenças graves, isolamento social, ansiedade, desesperança, crise conjugal, situação de luto, perda ou problemas no emprego, ou tentativa anterior de suicídio.