Equipe do CAPS-Ad de Brusque faz ação alusiva ao Janeiro Branco na Praça Barão de Schneeburg
Primeiro mês do ano é destinado à conscientização das pessoas para a saúde mental
Primeiro mês do ano é destinado à conscientização das pessoas para a saúde mental
Uma ação foi desenvolvida na manhã desta quarta-feira, 19, na Praça Barão de Schneeburg, no Centro, em Brusque, pela equipe da área da Saúde Mental, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS Ad).
Na ocasião, houve orientação, enquete para avaliar como está a saúde mental da comunidade e distribuição de mudas de plantas da espécie suculenta. A atividade teve por finalidade, prevenir e promover a atenção dos moradores para o Janeiro Branco.
Inajá Gonçalves de Araújo, coordenadora de Saúde Mental, explica que o Janeiro Branco é uma campanha global, que em âmbito nacional é encabeçada pelo Ministério da Saúde, ao estilo do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. “Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo”, enaltece.
A escolha de janeiro para essa mobilização não é por acaso, afirma Inajá. “No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais”, explica.
Em Brusque, a área da Saúde Mental é formada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-Ad), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-i), Centro de Atenção Psicossocial 2 (CAPS 2) e Ambulatório de Saúde Mental.
A porta de entrada para todos os serviços é a rede básica. Todas as Unidades Básicas estão capacitadas para receber e acolher os cidadãos e cabe a elas o encaminhamento para o tratamento nos centros especializados.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: