Escola de Brusque é polo da educação a distância de oito municípios; saiba como funciona
Instituição atende no momento cerca de 4 mil alunos que continuam com aulas remotas
Instituição atende no momento cerca de 4 mil alunos que continuam com aulas remotas
Por causa da pandemia, muitos alunos continuam em ensino remoto mesmo com o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais. Para os estudantes com comorbidades ou que os pais optaram por manter o ensino remoto, a Secretaria de Estado da Educação definiu escolas polo, responsáveis por desenvolver atividades e aulas à distância.
A Escola Yvonne Olinger Appel, no Cedrinho, é a responsável por todos os alunos de oito cidades da região – Botuverá, Brusque, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.
A escolha pela instituição foi feita porque a escola atende apenas o ensino médio e porque a gestão aceitou o desafio. O professor Sérgio Luiz Westrupp é o coordenador da Yvonne Olinger Appel.
Supervisor regional de ensino da Coordenadoria Geral de Educação, Charles Gerati conta que as aulas começaram no dia 18 de março para cerca de 1,9 mil alunos que estavam na modalidade de ensino à distância.
“A regional de Brusque foi uma das primeiras a se organizar, através da plataforma Google for Education. As formações de turmas nas salas de aula virtuais iniciaram em meados de fevereiro com o apoio da equipe gestora da escola e ainda estão ocorrendo devido a grande procura das famílias pelo ensino remoto”.
O agravamento da pandemia, porém, fez essa demanda mais que dobrar, e hoje são 4 mil estudantes atendidos por 50 professores. O quadro de profissionais ainda não está completo, tanto para a modalidade presencial quando para o modelo a distância, mas o processo de contratação continua acontecendo.
A escola polo é uma inovação em relação ao ensino a distância realizada no ano passado, Segundo Gerati, apresenta um desenho muito específico e que se diferencia do sistema remoto oferecido em 2020.
“Ela está organizada como uma escola presencial que dispõe de um quadro de horário diário com aulas síncronas (ao vivo) e assíncronas (tarefas postadas na hora de cada aula). Os professores estão à disposição dos alunos através da plataforma Google Classroom em tempo integral. Isto significa que todos os alunos continuarão a seguir a rotina da vida escolar de forma remota e deverão estar presentes nos respectivos horários para acompanhar as aulas ao vivo ou resolver as atividades propostas no horário da aula”, explica.
Gerati avalia como positiva a experiência nesse pouco mais de um mês de funcionamento da escola polo e acredita que este momento excepcional vai deixar bons frutos para o futuro da educação.
“Já apresenta resultados surpreendentes, pois está, aos poucos, criando uma nova rede de formação humana e de compartilhamento de saberes por meio da tecnologia e da reorganização do aluno diante do seu compromisso em aprender. O momento é muito especial e aos poucos se demonstrará imensamente transformador, pois estimula um maior comprometimento do aluno e de sua família frente a todo o processo educacional de nossa sociedade”.
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