Escola de Guabiruba é destaque nacional na Feira de Matemática
Padre Germano Brandt recebe título em Salvador, na terceira edição do evento
Padre Germano Brandt recebe título em Salvador, na terceira edição do evento
Com o projeto Milch-mática, a Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt, de Guabiruba, ganhou o prêmio “Destaque” na terceira edição da Feira Nacional de Matemática, realizada na última semana, em Salvador (BA). O projeto foi desenvolvido pelos alunos do quarto ano em 2013, orientados pela professora Emanoela Schmidt. As alunas que representaram a turma na apresentação do trabalho foram Gabriela Krempel Popper, 10 anos, e Ana Isabel Schweigert, 11 anos.
O título, além de enaltecer o nome da escola a nível nacional, também tem um saber especial para Guabiruba: é a primeira vez que a cidade tem uma unidade de ensino classificada para a fase nacional do evento. “Gostaria de parabenizar as crianças pela iniciativa e aos professores pelo apoio e por todo esse engajamento buscando oportunidades. Acreditamos que esse é o caminho. Há um compromisso muito forte e um envolvimento por parte de quem vive a educação. Os alunos se sentem parte do projeto, os professores se envolvem e as direções das escolas fomentando essas iniciativas. Temos orgulho de ter vocês levando o nome de Guabiruba num evento nacional, com certeza isso vai render outros frutos”, parabeniza o prefeito Matias Kohler.
A professora orientadora Emanoela ressalta, além da participação, o convívio com escolas de todo o Brasil. “Estar representando o município nacionalmente é um orgulho e poder ter essa experiência de convívio com outros estados, conhecendo outras realidades da educação, foi muito boa”.
<INDESIGN;Subtítulo – Texto>
Milch-mática
<INDESIGN;TEXTO>
O trabalho Milch-mática chegou a fase nacional após aprovação nas fases regional e estadual, ocorridas em Nova Trento e Ituporanga, respectivamente. O objetivo do projeto foi desenvolver hábitos de alimentação em articulação com os conhecimentos matemáticos propostos na grade curricular. A aluna Gabriela explica a escolha pelo tema. “Como a nossa região é germânica, então resolvemos fazer um projeto com o título em alemão, já que leite é ‘milch’. Começamos o trabalho numa aula de Ciências, na qual estudamos a pirâmide alimentar. Uma nutricionista também nos deu orientações sobre o produto”.
A partir da escolha do tema, a turma desenvolveu jogos e diversas atividades matemáticas com caixas de leite, como formas geométricas. Além disso, a escola realizou duas campanhas de arrecadação, que foram doadas para famílias carentes e para um grupo de idosos localizado no bairro da escola, o Aymoré.
<INDESIGN;Subtítulo – Texto>
Nova etapa estadual
<INDESIGN;TEXTO>
A secretária de Educação de Guabiruba, Edna Maria da Silva Jasper, diz que agora a cidade fica na expectativa da próxima edição do evento, em 2015. O primeiro passo foi dado: os três trabalhos apresentados na fase regional desse ano – em Canelinha – passaram para a estadual, que se realiza no próximo mês, em Jaraguá do Sul. A escola Padre Germano Brandt será representada pelo projeto “Zoomática”, trabalho feito por essa mesma turma. Os alunos foram até o Zoobotânico e estão realizando uma campanha para arrecadar fundos para a compra de uma caixa que serve para transportar cobras, necessária ao parque. Os outros dois projetos são da Escola Básica Prof Anna Othila Schlindwein.