Concerto de Gala da Orquestra de Câmara será realizado neste domingo, 26, no Cescb
Escola de Música do Cescb inicia comemorações de dez anos de fundação
Escola de Música do Cescb inicia comemorações de dez anos de fundação
Em 3 de fevereiro de 2017 é comemorado dez anos da Escola de Música do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (Cescb). Para celebrar a data, acontece domingo à noite, a partir das 19h, o Concerto Inaugural de Gala da Orquestra de Câmara, que dá início às comemorações. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na recepção do Cescb.
Leia também: Nova lei obriga indústrias alimentícias a informar a presença de alergênicos nas embalagens
A Escola de Música foi fundada em fevereiro de 2007 e o primeiro concerto aconteceu no fim daquele ano. O projeto foi criado com o objetivo de propiciar formação instrumental para a manutenção. A orquestra, de formação tradicional, foi a primeira a ser constituída na história do município.
O coordenador executivo e pedagógico da escola, e também regente e diretor musical da orquestra, Sérgio Luiz Westrupp, conta que a ideia surgiu de Aliomar Luciano dos Santos, na época presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e envolvido com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “O Luciano fez a mediação com a CDL, que foi a primeira entidade mantenedora da orquestra”.
Westrupp afirma que a CDL ficou responsável pela manutenção dos professores e Ingo Fischer, presidente do Cescb, garantiu a infraestrutura para a realização das atividades. “Eles foram os idealizadores da escola de música e sempre estiveram envolvidos com o trabalho”.
Juntos, Santos e Fischer conseguiram por meio do apoio de empresários de Brusque adquirir os primeiros instrumentos musicais para a orquestra. O investimento na época foi de cerca de R$ 30 mil e foram comprados violinos, violas, flautas, clarinetes, violoncelos, trompetes e trombones, entre outros.
Mil alunos em dez anos
Durante essa década, cerca de dez professores participaram da formação de mais de 1 mil alunos. Todo o trabalho é realizado gratuitamente.
Brusquenses, mas também alunos de toda a região, principalmente de Guabiruba, São João Batista, Gaspar, Nova Trento e Blumenau integram a orquestra. “É a certeza da contribuição de formação de músicos, pessoas que tocam nas igrejas. Muitas prefeituras, quando falam em formação de orquestras, hoje vem até nós pela visibilidade e trabalho desempenhado na região”, afirma Westrupp.
Atualmente são 60 alunos que ensaiam quatro horas por semana. As atividades acontecem no Cescb nos sábados, das 13h30 às 16h30, para estudantes intermediários e avançados. Das 16h30 às 17h30 ocorrem os ensaios. Em agosto começam as aulas para os iniciantes, que será ministrada também aos sábados, mas das 9h às 11h30. As aulas são abertas para toda a comunidade. Crianças a partir de dez anos já podem participar.
“Temos professores fantásticos. Há um material didático estruturado ao longo destes anos. Quem tiver interesse pode procurar mais informações na recepção do Cescb. Aqui possibilitaremos essa formação musical dentro dos limites pessoais de cada um”, diz Westrupp.
Programação
No decorrer do ano ocorrem várias atividades para comemorar os dez anos da escola de música. Na programação há o Café Concerto, que será realizado no dia 7 de agosto, às 16, no Cescb, além da gravação do CD de Natal, que terá uma pequena turnê de lançamento nas cidades próximas. “A escola está consolidada, mas temos grande perspectiva em fortalecê-la”, diz.
“Temos agora um grupo de jovens e adultos que estão dentro de um bom nível técnico. Essa orquestra não pode ser apenas olhada como uma atividade complementar de formação, precisa se transformar em algo mais estável. Ainda neste ano haverá uma grande surpresa”, antecipa Westrupp.