Escola Padre Luiz Gonzaga Steiner realiza oficinas sobre desenvolvimento sustentável
Evento foi realizado em alusão à semana Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) na prática, realizada em todo o estado
A Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, em Brusque, tornou-se mais uma vez protagonista em divulgar a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (Onu).
Nesta semana, a instituição de ensino, que é signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, promoveu uma exposição de oficinas e envolveu seus 320 alunos, desde a Educação Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental.
A proposta em trabalhar com os ODS nasceu da parceria que a escola tem com a Unimed Brusque, cooperativa responsável por implantar na instituição o Programa Cooperjovem.
Na manhã de terça-feira, 24, a exposição de oficinas foi aberta com uma solenidade cívica. Na oportunidade, os estudantes puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos, e trocar informações entre si, ressaltando o ODS no qual a ação era voltada.
Bianca Freitas Pleitier, 10 anos, e Rafael Claudinho Ferreira, 11, estudam no 5º ano e levaram para a exposição uma oficina de reciclagem de papel. Eles apresentaram o passo a passo da técnica a outros alunos e professores.
Já os estudantes do 8º ano levaram para a exposição uma oficina de quadros. Com frases inspiradoras, o projeto tem como objetivo levantar a autoestima dos alunos e profissionais da escola. “Nossa coordenadora lançou a proposta de fazermos esta oficina que está voltada ao ODS 3 – saúde e bem-estar. Nós aceitamos na hora e foi muito legal, todos na turma se envolveram”, conta Guilherme Vieira, 13.
Outras oficinas bastante visitadas durante a exposição foram a de confecção de bolsas, tapetes, puffs com garrafas PET e a de placa de aquecimento solar. Todas elas utilizaram materiais que antes seriam descartados, e através desses projetos, receberam um novo uso.
Os estudantes do 9º ano foram os responsáveis pela placa de aquecimento solar. O projeto foi desenvolvido através do Grupo Astros, integrado por alguns alunos da turma e coordenado pelo professor de História, Edu Gevaerd Neto.
Pedro Henrique Kohler e Gabriela Martins, ambos de 14 anos, fazem parte do Astros e contam que a placa integra um projeto do grupo, que é a casa enxaimel, construída neste ano no pátio da escola, através de diversas pesquisas e auxílio dos professores. “Somos os frutos dos professores, eles são nossa inspiração, nossos exemplos. É o nosso último ano na escola e ficamos muito felizes em deixar este projeto da casa enxaimel, em sermos exemplo também aos outros alunos, com a esperança de que eles continuem”, revela Pedro.
Gabriela enfatiza que desenvolver estes projetos, compreendendo a importância de cada ODS e de que é possível cada pessoa fazer a sua parte para cuidar do planeta, é algo que levará por toda vida.
A professora de Artes, Ivone Zucco, levou com seus alunos para exposição, a oficina de tapetes, e foi um sucesso. Com sobras de malha, pedaços de papelão e barbantes, os alunos aprenderam a forma correta do trançado, dando forma ao tapete ou ao encosto de cadeira. “Eles adoraram a técnica, que realmente é muito fácil. E o melhor é que pode ser utilizado qualquer sobra de tecido, que muitas vezes as famílias têm em casa”, comenta.
Para a assistente social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, é muito satisfatório acompanhar todo o empenho da escola, nos projetos que realiza. “Os trabalhos apresentados são incríveis, e as crianças conseguem materializar o que os ODS querem dizer no dia a dia deles e de suas famílias. É extremamente gratificante, enquanto organização, trazer projetos como este, que extrapolam os muros da escola, que atingem toda comunidade”, enfatiza.
A diretora da escola, Mara Cristina Huppes, faz questão de ressaltar a mudança significativa que o Cooperjovem e também os projetos realizados com os ODS, trouxeram para a instituição. “A Unimed é uma grande parceria, nos traz orientações diversas, nos proporciona formações com grandes profissionais, das mais diversas áreas, enfim, nos estimula a realizar ações para trabalharmos a cooperação em toda escola, envolvendo nossos alunos, professores, demais colaboradores e ainda externar tudo isso para comunidade”, complementa.