Escola Professora Georgina de Carvalho Ramos da Luz promove semana de vivências da cultura afro, em Brusque
Objetivo foi incentivar um olhar cuidadoso para os valores humanos e sociais
Objetivo foi incentivar um olhar cuidadoso para os valores humanos e sociais
A escola de ensino fundamental Professora Georgina de Carvalho Ramos da Luz promoveu uma semana de vivências da cultura afro, em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
A data faz referência à morte de Zumbi, um líder do Quilombo dos Palmares que viveu até 1695 entre os estados de Alagoas e Pernambuco e teve grande presenta na luta da libertação dos escravos, tornando-se símbolo da resistência contra a escravidão.
A professora Adriana Fischer propôs aos alunos atividades que incentivam um olhar cuidadoso para os valores humanos e sociais. A jovem baiana Shayene Ferreira de Jesus, que afirma sua identidade como mulher negra e contribui para o tema na educação, conversou com os alunos do primeiro ano B. Ela é monitora no Centro de Educação Infantil Hilda Eccel 2, em Brusque.
Durante a conversa, Shayene abordou temas como diversidade racial, racismo, valorização da cultura afro e super heróis que são referências para as crianças. Ela também contou a história de Zumbi com o uso de fantoches.