A Escola SESI de Brusque abre, nesta segunda-feira, 28, o plantão de matrículas para o ano letivo de 2025, que terá como principal novidade a inauguração de um novo bloco no complexo SESI/Senai, na avenida Primeiro de Maio. Foi montada uma estrutura especial para receber pais e alunos interessados em iniciar ou continuar seus ciclos na instituição, que conta com modelo pedagógico de referência e inovação. Os grandes reforços em estrutura se somam às décadas de tradição da escola com a comunidade brusquense.

“A ideia do plantão é ser uma estrutura dedicada para que os pais consigam visualizar o que é a nossa nova escola. Tanto é que instalamos a estrutura do lado da quadra, em uma área mais alta do nosso terreno, para que os pais possam ver o prédio novo em construção. (…) É na linha de ter um espaço mais adequado e exclusivo para falar da metodologia para os pais que ainda não conhecem”, convida a gerente executiva regional do SESI/Senai, Silvana Meneghini.

A estimativa é de que o novo bloco seja inaugurado no primeiro semestre de 2025. Terá cerca de 5mil m², distribuídos em quatro pavimentos, com capacidade para 1,3 mil alunos. Ao todo, são 29 salas de aula tradicionais, sendo 11 exclusivas para o Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano), 11 exclusivas para o Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano) e quatro para o Ensino Médio. Escola SESI e Senai passam a funcionar em blocos diferentes dentro do mesmo complexo.

O acesso e o trânsito de veículos no complexo tem sido readequado para melhorar o fluxo. Além disso, um novo estacionamento com 170 vagas está sendo construído para atender à crescente demanda.

A nova estrutura contará também com duas salas de leitura, cozinha experimental, quatro laboratórios e salas de artes, incluindo música, teatro e dança. Também tem amplo espaço de dedicação integral à metodologia de ensino STEAM, adotada pela Escola SESI. A abordagem trabalha a interdisciplinaridade entre ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Os interiores do novo bloco são totalmente pensados para a metodologia da Escola SESI, dos designs do mobiliário às cores de cada dependência. “Além de engrandecer fisicamente, a nova escola chega no sentido de engrandecer as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Dependendo da produção do professor, é possível proporcionar aprendizagens muito mais significativas e colaborativas, e os trabalhos colaborativos são uma das nossas premissas”, comenta a coordenadora de Educação Básica, Louise Caetano.

Quando o novo bloco for inaugurado, será promovida uma mudança. As turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, que são atendidas atualmente na unidade da Escola SESI do bairro Jardim Maluche, serão transferidas para as novas estruturas. Assim, no bairro Jardim Maluche, permanecerão as atividades da Educação Infantil.

“Com esta escola nova, nós conseguimos ter uma estrutura mais adequada e mais exclusiva para a Escola SESI, separada da parte educacional do Senai. Os pequenos ficam no Maluche até o GT5 [pré-escolar]. O novo espaço foi projetado e está sendo construído de acordo com nossa tecnologia, para estas faixas etárias, dos 6 aos 17 anos. Ganhamos muito em qualidade tendo um espaço pensado, projetado e construído para este fim”, explica Silvana.

“Temos a característica da inovação no sentido de acompanhar as mudanças da sociedade, acompanhar mudanças do mundo do trabalho para que a gente possa dar condições às pessoas de se formarem e estarem as mais preparadas possíveis”, completa Louise.

Escola SESI

Avenida Primeiro de Maio, 670 – Brusque-SC (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio)

(47) 3251-8503 (fixo e WhatsApp)
escolasesisc.com.br