Escola Yvonne Olinger Appel obteve segunda melhor nota do estado no Enem
Outras unidades de Brusque também foram destaque, como a Ivo Silveira, que ficou em nono no ranking de SC
Passada uma semana desde a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o orgulho dos professores pelo desempenho da Escola de Ensino Médio (EEM) Yvonne Olinger Appel, localizada no Cedrinho, permanece. A escola obteve a quinta melhor média do município – à frente de uma particular – e a segunda melhor nota da rede estadual de toda Santa Catarina. As outras unidades do estado também conquistaram notas acima de 450, índice considerado bom pela Gerência Regional de Educação.
“Ficamos muito felizes com este resultado. É uma escola nova, por isso este resultado é muito importante”, explica a diretora Darcy Meire de Morais. O segredo para o desempenho é a integração entre pais, alunos e professores e uma metodologia voltada para o aprendizado, nas palavras de Darcy.
Com uma década de fundação, a EEM Yvonne Olinger Appel conta com aproximadamente 300 alunos. Como o próprio nome diz, todos estão no Ensino Médio. Para Darcy, este fator é importante porque é possível trabalhar mais focado, sem ter que dar atenção também para o Ensino Fundamental, pois na educação as metodologias são diferentes em cada período.
Com menos estudantes, a escola funciona com um laboratório para iniciativas inovadoras do governo do estado na área de educação, como o Estudante Online – um sistema online no qual os professores inserem as notas, frequências e outros dados personalizados dos estudantes. Basicamente, é um software parecido com aqueles utilizados em universidades privadas para acompanhamento de desempenho.
“O aluno pode ver tudo de casa, e os pais também podem acompanhar as notas dos filhos”, diz a diretora. A utilização do potencial máximo do Estudante Online esbarra, contudo, no acesso à internet em sala de aula. Por causa de problemas com a operadora de telefonia, os professores têm de inserir as notas no sistema de casa. “Mas o professor sempre trabalha de casa”, justifica Darcy. Segundo ela, no início do ano foi realizada uma reunião com os docentes para tratar do software e todos aceitaram se adaptar.
Outra medida voltada para o aprendizado é a sala-ambiente. Neste modelo, em vez de o professor trocar de sala de aula é o aluno de muda. O principal ganho é de tempo, porque o educador não precisa instalar tudo novamente em outro espaço. Além disso, o ambiente é voltado para a disciplina, como artes, que exige uma atmosfera mais livre.
Acompanhamento e cobrança
A diretora da escola Yvonne Olinger Appel explica que pais, professores e alunos são cobrados. Os professores têm o dever de alimentar o sistema e desenvolver novos projetos para os estudantes. Semanalmente há reuniões pedagógicas para o Ensino Médio Inovador – sistema no qual o estudante tem aulas no contraturno. “Temos uma turma no Inovador. Na reunião, aproveitamos para planejar para estas turmas também”, explica Darcy.
Já os pais também tem papel importante no desempenho da escola. Se uma classe tem notasvbaixas, a direção convoca reuniões com os pais. “O maior desafio é trazer os pais. Eles acompanham os filhos quando são pequenos, mas no Ensino Médio deixam mais livres”, diz.
O resultado expressivo no Enem não foi construído neste ano. Segundo a diretora, desde 2005 a Yvonne Olinger Appel participa de feiras de matemática e ciência e tecnologia. A escola foi destaque nas edições da Feira Nacional de Matemática de 2013 e 2014. O trabalho se refletiu no Enem, onde os alunos da unidade tiveram a maior média do município em matemática: 521,99. A escola também trabalha a leitura na biblioteca, inclusive, com alguns livros fora da literatura brasileira – estratégia para atrair os estudantes.