Em atividade desde abril de 2017, a Escola Guga Tênis unidade Brusque teve, em dezembro, uma taxa de rematrículas superior a 97%. Esse é um dos indicativos de que a iniciativa deu certo e está se desenvolvendo cada vez mais no município. O empresário e ex tenista Artur Klann implantou a unidade Escola Guga em Brusque há cerca de dez meses, mas já colhe resultados impressionantes. A maior parte dos alunos iniciou do zero, nunca havia jogado tênis, e tem demonstrado evolução permanente neste curto período.
Na metodologia Guga Kuerten, tri campeão de Roland Garros, as crianças são divididas por faixa etária e vão evoluindo gradativamente, em três níveis distintos, com bolas e tamanho de quadra diferentes.
Atualmente, dois alunos da Escola Guga Tênis Brusque já disputam torneios nacionais. Um deles, Lucas Walendowsky, foi campeão de uma etapa do Sul-brasileiro de tênis, e outro, André Caetano, foi vice-campeão em outra etapa do mesmo campeonato.
Em breve, irão a Porto Alegre participar da Copa Gerdau, uma das maiores do mundo na categoria infanto-juvenil. Artur Klann explica que a escola prepara os alunos para competições, mas o trabalho é, sobretudo, voltado para a educação e desenvolvimento das crianças.
A expectativa é de que, em breve, mais crianças da unidade de Brusque estejam aptas a disputar torneios.
“A ideia é que, cinsigamos montar essa estrutura para atender as crianças a nível de competição. É um trabalho um pouco diferente, mas que também é coordenado pela Guga Kuerten Franquias: a Equipe Guga Tênis, que hoje já é desenvolvida em Florianópolis e Belo Horizonte”, afirma Klann.
Estar na Escola Guga possibilita, além das aulas periódicas com instrutores altamente capacitados, diversas oportunidades de treinamento, como viagens para se especializar com outros treinadores e participação nas competições internas da rede de escolas.
São várias atividades disponibilizadas aos alunos e também para os pais, que, acompanhando os filhos, também têm sua programação especifica.
Foco na educação
As crianças na Escolinha, entre cinco a dez anos de idade, são o principal público-alvo da Escola Guga Tênis. Há, contudo, também metodologia especializada de tênis juvenil – de 11 a 17 anos – e também para adultos, no período noturno.
Na Escolinha Guga, as turmas iniciais vermelhas têm alunos de 5 a 6 anos, nas laranjas de 7 a 8 anos e depois as turmas verdes de 9 a 10 anos. Os menores praticam em quadras menores, e com bolas maiores, trabalhando mais a parte lúdica, com brincadeiras que remetem ao tênis.
A partir dos 6 anos as crianças passam a ter mais noção do esporte, desenvolvendo melhor os fundamentos. “Uma coisa que respeitamos muito é que cada um tem o seu tempo. Alcançando os objetivos, vamos progredindo o desenvolvimento do tênis nas crianças”, explica Klann, que apresenta aos pais, a cada 6 meses, registro de progressões individuais de todos os alunos.
Para a Escola Guga, formar tenistas profissionais não é o objetivo, mas uma consequência.
“Não é apenas jogar tênis, não estamos formando tenistas, estamos formando cidadãos. Se lá na frente forem tenistas, ótimo”, explica o gestor da unidade de Brusque. “Mas sabemos que nem todos vão querer seguir esse caminho. Independente disso, estamos educando deles”.
A educação a que ele se refere é trabalhada diariamente nas aulas. Na prática do tênis, o respeito aos colegas e aos professores é parte fundamental, assim como o cuidado com os materiais de trabalho. Pais de alunos da escola relatam, inclusive, melhorias no comportamento dos filhos: passam a ser mais organizados e mais colaborativos nas tarefas.
“São pequenas coisas que a gente fica contente em saber que estão levando daqui para fora”, diz Artur Klann.
Matrículas abertas
No fim do ano passado houve uma reformulação da marca Guga, que trouxe novos materiais e novas práticas, dando uma cara nova para as 45 unidades da Escola Guga distribuídas em todas as regiões do Brasil.
Por exemplo, as aulas de Beach Tennis, que tem se tornado uma febre em nossa região, estão com os horários quase todos preenchidos, com uma metodologia de ensino diferenciada, aulas planejadas, direcionadas para cada nível e necessidade de cada aluno.
Escola Guga de Tênis
Unidade Brusque
Fone: 47 3354-3145
Av. Duque de Caxias, 270, Jardim Maluche
Além disso, as matrículas estão abertas o ano todo, e é possível fazer aula experimental totalmente gratuita. A Escola Guga está disponível àqueles que querem praticar Tênis em Brusque, desmistificando a ideia de que se trata de um esporte de difícil acesso.
“A ideia é oportunizar isso para todo mundo, queremos mostrar o trabalho que a gente faz, temos muita confiança no que estamos construíndo”, conclui Artur Klann.