Escolas da Rede Municipal de Brusque promovem pintura de ovos para a páscoa
Casquinhas vão ser utilizadas na decoração da Ostern Brusque
A Prefeitura de Brusque realizou oficinas de pinturas de casas de ovos em escolas da Rede Municipal de Educação, Centros de Educação e Lar de Idosos. Os ovos serão utilizados na decoração de Páscoa da Ostern Brusque, que vai ocorrer do dia 17 de março ao dia 9 de abril, na Praça Barão de Schneeburg.
O intuito é resgatar a cultura de pintura de ovos, repassadas entre gerações por imigrantes alemães. Ao todo, mais de dez mil casquinhas já foram produzidas.
Na ocasião, os alunos realizaram a pintura dos ovos nas dependências das escolas e na sede da Apae, exceto os alunos da escola Hilda Anna Eccel 1, que puderam fazer a pintura dos ovos em casa, com seus familiares, por conta da faixa etária.
“Foi um momento muito esperado pelas crianças, pois quando o trabalhos delas é utilizado para algo da vida cotidiana, além delas ficarem muito felizes em contribuir, elas se sentem muito valorizadas. Nós educadores estamos muito satisfeitos em oportunizar uma experiência que visa não somente o conhecimento da tradição cultural, mas também, envolve o desenvolvimento de habilidades presentes na Proposta Pedagógica para Educação Infantil” destaca a coordenadora do CEI Tia Trude, Emiliana Facchini Hort.
Pintura
Com o objetivo de conhecer e promover a tradição cultural da cidade à espera da Páscoa, a comunidade brusquense realizou as pinturas do jeito mais acessível a cada um.
Foram utilizados palitos de churrasco, papelão, pinceis, caixa de ovos, e outros materiais que ajudaram no processo de pintura. A maioria das crianças usaram os dedos para pintar e segurar as casquinhas.
“A cultura de pintar ovos reúne todas as gerações, passando pelas crianças, pais, avós, e todos ficam em torno das memórias vividas e revividas através dessa tradição de Páscoa. A Fundação Cultural se alegra em poder proporcionar esses momentos e resgatar a cultura. Os ovos vão enfeitar e decorar a árvore de Páscoa da praça. Esperamos que todos possam apreciar e lembrar o verdadeiro sentido da Páscoa”, finaliza a diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos.
– Assista agora:
Luciana Gamba: conheça a trajetória da professora que atua há mais de 40 anos na educação de Brusque