Escolas de Brusque promovem ações para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente
Data é celebrada nesta quarta-feira
As escolas municipais da rede pública de ensino de Brusque realizam essa semana diversas ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é comemorada nesta quarta-feira, 5.
Conforme a secretária da Educação, Eliani Busnardo Buemo, cada escola promoveu iniciativas próprias visando celebrar a importância da data.
Na escola Adelina Zirke, os alunos realizaram uma trilha ecológica. Houve a revitalização do jardim com as turmas Infantil II, III e pré. A escola está fazendo o plantio de mudas de árvores frutíferas na comunidade e promoveu uma trilha ecológica em direção ao microssistema do Samae com as turmas BII e Infantil I”. Já na Augusta Dutra os estudantes construíram sementeiras. A Ayres Gevaerd optou por palestras com os alunos.
Na escola do Cedro Alto houve a revitalização do espaço com pintura, limpeza, plantio de flores, árvores, manutenção do parque e poda de árvores. “Também foram realizadas ações de cuidados com o solo e palestras com o terceiro, quinto e sexto ano sobre a construção de composteiras ecológicas (direto na terra) e composteiras em balde; minhocários”.
Na Escola Poço Fundo, Eliani explica que os professores trabalharam com as séries iniciais no plantio da nova horta da escola e as séries finais ficaram responsáveis pela revitalização floral da escola. “Conseguimos, no Horto Florestal, mudas, adubo e terra para iniciar o projeto”, explica.
Na escola Paquetá foi realizado um momento de reflexão com todas as turmas sobre o meio ambiente na segunda e na quarta-feira. Neste último dia foi lançado um desafio do dia sem carro para os alunos e funcionários minimizarem impactos da poluição do ar.
Os CEIs também não ficaram de fora. No Tia Lisa houve a conscientização das crianças sobre a coleta seletiva do lixo. Nesta quinta-feira, 6, pela manhã, haverá a entrega de panfletos informativos nas proximidades do Centro de Ensino do bairro São Pedro.
No CEI Ponta Russa os professores realizaram um passeio com alunos nas casas de alguns vizinhos e pela comunidade. Eles também abraçaram um riacho e iniciaram o plantio na horta.