Escolas de Brusque se classificam para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Cônsul e Cultura representarão Santa Catarina em João Pessoa, na Paraíba, em setembro

Escolas de Brusque se classificam para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Cônsul e Cultura representarão Santa Catarina em João Pessoa, na Paraíba, em setembro

Brusque garantiu a classificação de duas escolas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O colégio Cônsul Carlos Renaux, no handebol masculino, e o colégio Cultura, no voleibol masculino, representarão a cidade e o estado em João Pessoa, na Paraíba. A competição ocorre entre os dias 20 e 29 de setembro.

As duas escolas brusquenses conseguiram a classificação após conquistarem o título em suas modalidades na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos, realizada em São Miguel do Oeste entre 29 de junho e 3 de julho.

Além de conquistar a medalha de ouro no voleibol masculino, o Colégio Cultura também conseguiu a medalha de prata no naipe feminino. Para a diretora da escola, Cássia Krainski, o objetivo da escola no Jesc foi alcançado.

“No ano passado ficamos campeões do feminino e esse ano do masculino, então para a escola foi muito bom o resultado”, diz. “Na etapa nacional, os meninos podem conseguir o título, o time é bem forte e o professor [Vlademir Antunes Neubuser] está bem focado para conseguir”, completa a diretora.

Assim como Cássia, o professor da escola Cônsul Carlos Renaux e técnico do time de handebol masculino, Ederson Guedes, também acredita que sua equipe possa conquistar um bom resultado em João Pessoa.

A equipe de handebol masculino do Cônsul Carlos Renaux também conquistou uma vaga na etapa nacional / Foto: Divulgação
A equipe de handebol masculino do Cônsul Carlos Renaux também conquistou uma vaga na etapa nacional / Foto: Divulgação

“Foi muito bom o resultado na etapa estadual. Os jogos foram bem parelhos e de bom nível. Foi um campeonato bem escolar mesmo, não tinha grandes esquipes que investem bastante.

Na etapa nacional, Santa Catarina sempre tem boa tradição no handebol. Vamos tentar ser campeões da chave B para tentar a ascensão à chave A”, diz.

Parajesc

Além do Jesc, a 7ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) para alunos de 12 a 17 anos também foram disputadas no período do Jesc. As duas competições contaram com a participação de 1.600 atletas de 96 escolas catarinenses.

No Parajesc, a região contou com três medalhas de ouro. O atleta Wellington Mafra Ramos, da escola Professor Carlos Maffezzolli, de Guabiruba, venceu as provas de arremesso de peso, de 100 metros rasos e de lançamento de dardo.

Bons resultados

Para o integrador desportivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque, Osni César Müller, o resultado do atleta e das equipes brusquenses nos dois campeonatos foi satisfatório. Ele lembrou também que o desempenho da equipe de vôlei feminino do Colégio Cultura, que ficou em segunda lugar na etapa estadual, também foi bom.

“Na última partida, as meninas conseguiram vencer o primeiro set, mas acabaram perdendo o segundo e o tie break. A torcida da escola de Guaraciaba acabou empurrando a equipe e influenciou nessa virada”, argumenta.

Embora oficialmente o Jesc e o Parajesc tenham sido encerrados no domingo, ainda resta a modalidade da natação para as duas competições. As provas ocorrem amanhã no Sesi de Blumenau.

20160706-20

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo