Escolas estaduais de Brusque devem ser equipadas com aparelhos de ar-condicionado

Segundo o secretário da SDR, Jones Bosio, na próxima semana será aberto o edital para o processo licitatório para a compra dos aparelhos

Escolas estaduais de Brusque devem ser equipadas com aparelhos de ar-condicionado

Segundo o secretário da SDR, Jones Bosio, na próxima semana será aberto o edital para o processo licitatório para a compra dos aparelhos

A previsão é que na segunda-feira, 17 de fevereiro, quando os alunos das escolas da rede estadual retornam às salas de aula para o começo do ano letivo, as temperaturas já estejam normalizadas e o calorão que adiou o início das aulas em uma semana seja só uma lembrança do verão histórico em Santa Catarina. Porém, mesmo com temperaturas mais amenas, a falta de refrigeração adequada nas salas de aula ainda é uma das principais dificuldades encontradas por professores e alunos .

Das 28 escolas dos oito municípios que fazem parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, pelo menos metade já conta com aparelhos de ar-condicionado, mas que não são suficientes para atender todos os alunos. “Doze a 13 colégios da regional têm instalados os aparelhos em todas as salas, outras cinco escolas tem os aparelhos somente em algumas”, afirma o secretário da SDR Brusque, Jones Bosio.

Nas salas e instituições que ainda não contam com o aparelho, alunos e professores tentam amenizar o calor com ventiladores, que, na maioria dos casos, não são suficientes. No entanto, Bosio garante que o problema deve ser resolvido ainda no primeiro semestre em todas as escolas da regional.

Segundo ele, a SDR de Brusque pretende abrir o edital para o processo licitatório para a compra dos aparelhos para todas as escolas até terça-feira, 18. “Um técnico eletricista e um profissional da secretaria da Educação começaram ontem a fazer a vistoria em todos os colégios da regional para ver qual o tamanho do aparelho ideal para cada sala e se a rede elétrica das escolas comportam a instalação”, diz.

De acordo com o secretário, são necessários 97 aparelhos para contemplar todas as escolas da rede. “Todas as salas, de todas as escolas, inclusive bibliotecas, auditórios, laboratórios, salas dos professores, serão equipadas com os aparelhos novos para dar mais conforto e qualidade para alunos e professores”, afirma.

Recursos

Os recursos para a instalação dos aparelhos nas escolas da região vem do governo do Estado. “Esse ano recebemos aproximadamente R$ 100 mil do governo para a compra de dois veículos para a secretaria da Educação, mas vamos abdicar dos veículos para usar esse dinheiro para a compra dos aparelhos de ar-condicionado”, destaca.

Como somente esse recurso não será suficiente para a compra de todos os aparelhos, a SDR investirá também recursos próprios. “Temos uma reserva aqui na SDR, que será utilizada para completar a compra dos aparelhos”, diz.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio