Escolas estaduais de Santa Catarina passam pela primeira avaliação institucional

Secretaria quer um diagnóstico da realidade nas unidades educacionais

Escolas estaduais de Santa Catarina passam pela primeira avaliação institucional

Secretaria quer um diagnóstico da realidade nas unidades educacionais

Segue até domingo, 7, a avaliação institucional da rede estadual de educação. O objetivo é que pais, alunos e professores ajudem a diagnosticar a realidade das escolas.

A avaliação abrange quatro eixos: políticas pedagógicas, clima organizacional, infraestrutura e política de gestão. Com esses pontos, a Secretaria de Estado da Educação (SED) espera ter um panorama geral da educação.

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Os quatro eixos abordam questões como a organização, harmonia, resolução de conflitos, gestão, manutenção e acessibilidade nas escolas estaduais.

Professores, técnicos e gestores das escolas, alunos e pais terão 16 questões a responder. Os alunos do ensino fundamental e séries iniciais, do 1º ao 5º ano, responderão o questionário com os familiares.

As perguntas devem ser respondidas no questionário que está hospedado dentro do site da secretaria: www.sed.sc.gov.br. Na página, tem um passo a passo para quem participar. 

Os alunos devem estar com seu número de matrícula para acessar o questionário. No caso dos estudantes até o quinto ano, também é necessário o CPF do pai ou responsável cadastrado na matrícula. Professores e equipe administrativa deve informar o CPF.

Inédita
Charles Gerati, titular da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque, tem visitado as escolas da cidade e de Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Nova Trento, Canelinha e Major Gercino para incentivar a adesão à Avaliação Institucional.

O coordenador destaca o ineditismo da iniciativa. “É a primeira vez que tem uma avaliação deste tipo na educação”.

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O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, diz que a avaliação é fundamental. “Isto envolve os professores e o corpo administrativo, mas também o seu entorno, com os alunos e pais. Assim, teremos conhecimento das reais necessidades de cada unidade e faremos o uso mais efetivo dos recursos públicos”.

O diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Altir Webber de Mello Neto, explica que os resultados obtidos contribuirão para incorporar o planejamento de ações, não somente das escolas, mas também da Secretaria de Estado da Educação, para a tomada de decisões nos investimentos.

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