Escolas municipais de Brusque passam por avaliação de educação básica
Processo avaliativo do Inep será realizado até dia 17 de novembro
Os alunos das escolas municipais de Brusque iniciaram o processo avaliativo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Sistema de Avaliação de Educação Básica, nesta segunda-feira, 30. As avaliações serão aplicadas até o dia 17 de novembro e possuem o intuito de testar o conhecimentos dos estudantes do 5º ano até o 9º em Língua Portuguesa e Matemática.
O (Saeb) é um conjunto de avaliações em grande escala que permite ao Inep realizar diagnósticos da educação básica brasileira e dos fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes. Além disso, o desempenho dos alunos afeta diretamente em verbas educacionais e metas postas pelo governo federal.
A secretária de Educação, Franciele Mayer, comenta que, “esses testes são aplicados a cada dois anos e permite um diagnóstico da educação brasileira, e é a partir desses resultados que o município busca a melhoria educacional tanto do ponto de vista pedagógico até investimentos financeiros”.
A secretária destaca também, que no estado de Santa Catarina, o Índice Sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS), é calculado com base em alguns critérios dos indicadores educacionais.
“O resultado do Saeb é extremamente importante para o município. É por isso que realizamos diversos projetos pedagógicos durante o ano para melhorar cada vez mais esses resultados. Além do aumento de recursos que essa avaliação pode proporcionar, queremos avançar cada vez mais com o índice educacional de Brusque”.
Assista agora mesmo!
Brusquense relata mudanças na rotina familiar após diagnóstico de câncer de mama: