Escolas particulares recebem ações de conscientização
Programa será oferecido pela Guarda de Trânsito em parceria com as instituições de ensino
O Educa Trânsito, programa com palestras e outras ações direcionadas a educação no trânsito, foi apresentado na tarde de ontem, às 15h, na sede da Associação Empresarial de Brusque (AciBr). O projeto deve levar mais conscientização aos alunos do primário ao ensino médio. As ações serão promovidas pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade e a Guarda de Trânsito em parceria com as escolas particulares de Brusque.
Claudemir Lopes, coordenador do Núcleo de Instituições Educacionais da AciBr, explica que o programa vai incluir palestras para alunos do primário ao ensino médio, além de ações com entrega de materiais educativos. “A educação no trânsito deve ser trabalhada na sala de aula, assim como a educação sexual, ambiental e direitos humanos, de uma forma diferente. Nós chamamos de conteúdos transversais, temas abordados dentro de outras disciplinas, que envolvem alunos de todas as idades”, conta.
Ao longo do ano letivo, diversas ações serão promovidas em parceria com as escolas, com o objetivo de conscientizar também os pais desses alunos, que geralmente são os responsáveis pela condução deles até a escola. “Essa aproximação da criança e do adolescente com a Guarda de Trânsito é muito importante, pois a gente não está aqui só para multar, mas também para mudar uma triste estatística no número de acidentes, e principalmente, aqueles que resultam em vítimas fatais”, explica Paulo Sestrem, secretário de Trânsito e Mobilidade.
A previsão é que o Educa Trânsito aconteça durante todo o ano letivo. Além disso, outras ações são realizadas nas escolas da cidade, com o objetivo de levar a conscientização sobre esse tema para os alunos, como a Transitolândia e o Aluno Guia, programas da Guarda Municipal e Polícia Militar em parceria com as escolas públicas.