X
X

Buscar

Escolas realizam desfile cívico em homenagem aos 61 anos de Guabiruba

Evento contou com presença de grande público e presença de autoridades do município

Na manhã deste sábado, 10, foi realizado em Guabiruba o tradicional Desfile Cívico. O evento tem o intuito de comemorar o aniversário de 61 anos do município com apresentações de escolas e instituições pertencentes à região.

A cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades, como políticos, bombeiros e policiais militares. O prefeito Valmir Zirke e o vice-prefeito, Cledson Kormann, estiveram no local e falaram para o grande público presente.

O primeiro a discursar foi Waldemiro Dalbosco, presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, que ressaltou que todos os trabalhos feitos anos atrás foram de suma importância para que nesta data fosse comemorado os 61 anos do município.

Na vez do prefeito, Zirke parabenizou e agradeceu a todos os presentes, assim como todas as personalidades que fizeram parte da história de Guabiruba. Ao final, parabenizou as crianças pelo desfile. “Em respeito a eles, finalizo meu discurso, pois são eles quem vão fazer essa homenagem pela nossa cidade, pelo aniversário de Guabiruba”.

Vitor Souza/O Município

A Orquestra Municipal de Guabiruba também esteve presente e tocou durante a abertura do desfile o hino nacional e o de Guabiruba.

Vitor Souza/O Município

Desfile

O desfile cívico-escolar deste ano trouxe como tema central os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As escolas apresentaram formas de acabar com a
pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e formas de garantir a acessibilidade em estabelecimentos.

Cerca de 24 grupos desfilaram. Além das escolas, outras entidades e instituições também passaram pela rua Brusque.

Vitor Souza/O Município

Participações

Para Marcio do Nascimento, presidente do grupo Escoteiro Dragões da Montanha, de Guabiruba, representar os escoteiros no desfile é sempre um orgulho. “O desfile está no nosso calendário. A cidade acolheu nosso projeto desde o início, então é um compromisso que temos com a cidade”.

Ele ressaltou ainda a importância do desfile na questão do civismo. De acordo com ele, diversos projetos que são oferecidos pelo município não são conhecidos por parte da comunidade. Nisso, o desfile se torna útil também para divulgação de projetos.

Fátima Pereira, mora em Guabiruba há 18 anos e sempre participa do desfile. Neste sábado, integrou pela segunda vez o grupo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guabiruba. “Eu gosto e acho muito importante, pois, além dos temas abordados, no faz lembrar de celebrar o aniversário do município”.

Vitor Souza/O Município

Veja mais imagens do desfile clicando aqui.


Assista agora mesmo!

Veja cenas exclusivas do especial que revela histórias nunca antes reveladas das igrejas de Guabiruba: