Escolhidos os eixos prioritários para o desenvolvimento econômico de Brusque

Seminário com a participação de entidades e empresários ocorreu nesta terça-feira pela manhã, na Unifebe

Escolhidos os eixos prioritários para o desenvolvimento econômico de Brusque

Seminário com a participação de entidades e empresários ocorreu nesta terça-feira pela manhã, na Unifebe

O Seminário de Diagnóstico e Definição dos Eixos Prioritários, parte do programa Cidade Empreendedora, ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, na Unifebe. O evento é uma das etapas mais importantes do programa que tem por objetivo planejar a cidade a médio e longo prazo.

O seminário reuniu as principais lideranças empresariais de Brusque. Entre outras entidades, marcaram presença: Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampebr), Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Ceab) e sindicatos patronais. 

Os empresários foram divididos em grupos no laboratório de gestão da Unifebe. Durante uma manhã inteira, eles debateram ideias sobre o desenvolvimento econômico, sob a orientação de uma consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC).

O grupo definiu como eixos prioritários: confecção, têxtil, eletrometalmecânico, construção civil e inovação, tecnologia e educação. Esses temas constarão no Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem) e serão detalhados adiante.

O turismo não foi incluído porque tem um tratamento diferenciado. Outro consultor do Sebrae-SC trabalhará diretamente com a Secretaria de Turismo e o Vale dos Teares Conventions & Visitors Bureau.

Próximos passos

A próxima etapa do Pedem consiste na realização de seminários por eixo temático. Depois, haverá, ainda, três reuniões por tema até o fim do ano. As duas últimas fases são a preparação final do plano e a entrega do Pedem. 

Continuidade

Rita Conti, diretora para Assuntos de Comércio e Turismo da Acibr e membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), abriu os trabalhos antes da discussão e lembrou sobre a importância de o Pedem ter continuidade.

“A Acibr está à frente e agradeço, mas precisamos ter uma carta-compromisso do plano econômico, para que, independentemente dos políticos, seja dado continuidade”, disse Rita. 

A empresária afirmou que é fundamental que os candidatos e políticos se comprometam a seguir o que está no Pedem. Ela disse que conhece cidades onde também teve esse trabalho com bons frutos.

O prefeito e o vice não participaram do seminário, numa mostra de que a ideia é manter o projeto fora das mãos do poder público. Durante a reunião, foi lembrado que em 2011 a Acibr também tinha um projeto de pensar Brusque futuramente. Contudo, acabou sem ser executado efetivamente.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, disse que o Pedem é fundamental. Ele destacou que várias entidades e empresários foram visitados para levantar dados.

“É a parte teórica que vai dar origem às ações futuras. Estamos dando mais um grande passo em direção ao planejamento econômico e tenho certeza que chegaremos a uma cidade com qualidade de vida”, afirmou Molina.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo