X
X

Buscar

Escolinha de futebol da Internazionale será aberta em Brusque

Em local a definir, unidade da Inter Academy será a sexta em Santa Catarina

Brusque está perto de ter a sexta escolinha de futebol da Internazionale, da Itália, em Santa Catarina: ainda com local a definir, a unidade da Inter Academy será a terceira a ser aberta pelo ex-jogador Adriano Bertolucci, após as experiências consolidadas em Blumenau e Indaial. No estado, o município será o sexto com uma escolinha dos nerazzurri.

Os trâmites para a abertura da franquia já estão finalizados, após uma extensa verificação dos requisitos por parte do clube italiano, que realiza monitoramento. No entanto, falta a definição do local onde a escolinha funcionará. “Estávamos quase fechados com um estabelecimento, mas no fim das contas, não deu certo. Estamos avaliando outras duas possibilidades”, comenta Bertolucci.

A Inter Academy é uma iniciativa da Internazionale com escolinhas de futebol ao redor do mundo. Os profissionais que trabalham no local são treinados de acordo com as filosofias de futebol do clube. Ou seja, a ideia é que a metodologia de treino utilizada nas categorias de base da Inter seja utilizada nas franquias. São mais de 50 unidades do Brasil, funcionando em estruturas físicas terceirizadas.

As escolinhas tem o monitoramento da diretoria nacional da Inter Academy e de treinadores das categorias de base. “Todo ano o coordenador-técnico da Inter vem ao Brasil fazer uma avaliação uma vez por ano. O próprio clube controla a quantidade de franquias para poder ter um controle do que está acontecendo.

É certo que as aulas em Brusque serão ministradas em horários durante as manhãs e as tardes das quartas e sextas-feiras. Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos podem participar. Em Blumenau, jogadores de até 22 anos estão em atividade, visando uma recolocação no mercado.

Bertolucci deixa claro que a Inter Academy não se trata de um projeto de alto rendimento voltado para a formação de jogadores, mas sim de uma experiência diferenciada no aprendizado do futebol.

“Só disputamos competições quando temos um time realmente pronto para brigar por títulos. É uma escola com oportunidade para todos. Neste ano, dois alunos do Sub-15 de Blumenau foram selecionados para disputar a Disney Cup nos Estados Unidos, mas são situações que não temos como prometer ou vender.”

A parte mental dos garotos também é trabalhada, levando em conta o peso da camisa vestida por eles.

“Temos que tomar cuidado com a marca do clube. Se a Inter entra em uma competição, vira o time a ser batido. E perder com a camisa da Inter pode gerar frustração para os garotos, tiração de sarro dos adversários. Este desenvolvimento da mentalidade também é realizado.”