X
X

Buscar

Escolinhas de futebol podem reabrir em Brusque, mas sem realização de atividades coletivas

Diretor-geral da Secretaria de Saúde explica que exercícios devem ser individualizados e sem contato físico

O vereador Gerson Luís Morelli, o Keka (Podemos), enviou ao governador do estado, Carlos Moisés (PSL), documento por meio do qual solicita a autorização da realização de atividades nas escolinhas de futebol, destacando a importância do cumprimento das recomendações de higiene e segurança para se evitar a propagação da Covid-19.

Keka conta que a iniciativa aconteceu após ele receber solicitações de donos de escolinhas, pais e também de professores.

“Existem professores que dependem disso [trabalho nas escolinhas], porque é o único local que trabalham. Donos de escolinhas entraram em contato comigo, para ver a possibilidade de reabrir as escolinhas de futebol de campo, mantendo os protocolos de distanciamento, trabalhar com menos alunos e fiz esse pedido para avaliar a possibilidade”.

Apesar da solicitação da reabertura, o vereador ressalta a importância das medidas de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus.

“Peço aos professores que sigam os protocolos de distanciamento, façam um trabalho mais individualizado, porque continuamos preocupados com o coronavírus. Professores têm que impôr os protocolos, para tomar todos os cuidados para não aumentar o problema com a pandemia”.

O diretor-geral da Secretaria de Saúde de Brusque, Rodrigo Cesari entende que as as escolinhas podem reabrir, desde que seja feito um atendimento mais individualizado e sem contato físico.

“O governo já liberou atividades individuais, com distanciamento de pelo menos 1,5m, não pode haver contato físico e é necessário o uso de máscaras, como as academias estão fazendo. Treino físico, com capacidade de alunos reduzida, onde não há aglomeração, eu não vejo problema, desde que adote todo o protocolo estabelecido pelo governo, assistida por um profissional”, ressalta

Cesari ressalta que a realização de esportes coletivos ainda não está autorizada, então a prática do futebol em si ainda não pode acontecer.

Algumas escolinhas entraram em contato com a secretaria e Cesari esteve presente em uma delas, no Clube Santos Dumont. Para todas elas, o diretor-geral passou as medidas de segurança, o que pode ou não ser feito e elas estão desenvolvendo um protocolo para enviar aos pais.