Escritor brusquense lança livro que reúne 40 anos de pesquisa sobre a história do município
Obra é uma homenagem do autor à cidade
Obra é uma homenagem do autor à cidade
O resultado de quatro décadas que o escritor Saulo Adami dedicou à pesquisa sobre a história de Brusque está registrado nas 410 páginas do seu mais novo livro: “Cidade Schneeburg – Crônica Histórica de Brusque”. Este é o 149º livro de sua autoria, uma grande homenagem à cidade do seu coração.
Desde que começou a publicar livros, nos anos 1980, o autor lançou várias obras sobre a temática entre 2005 e 2009, além de várias outras publicações que não tratavam diretamente sobre a história da cidade, mas que demandavam a busca por informações históricas sobre acontecimentos, personagens e lugares da região.
Nessa trajetória, Saulo Adami reuniu centenas de documentos e depoimentos que não encontram resguardo em instituições que deveriam proteger a memória da cidade.
“Pelo contrário. Inclusive, muitos documentos utilizados nas minhas pesquisas foram encontrados no lixo! Jogados fora!”, destaca o autor.
Quase 20 anos depois da primeira obra sobre a história de Brusque, agora Adami reúne conteúdo dos livros anteriores, amplia as informações, atualiza e condensa tudo em “Cidade Schneeburg” para presentear a comunidade com sua última obra a tratar sobre o tema.
“Daqui para frente é com as futuras gerações de historiadores, pesquisadores, memorialistas e demais interessados na preservação da nossa história. Minha parte está feita e minha missão, cumprida”, afirma.
O livro, que tem capa e projeto gráfico de Rogério Marcos Lenzi e patrocínio da empresa Otto Atacarejo, não segue uma ordem cronológica. É dividido em 10 capítulos que resgatam a história a partir de diferentes temas como o surgimento da cidade, a política, as indústrias, a imprensa, a literatura, as artes, curiosidades sobre a saúde, como a cidade se portava nos tempos das guerras mundiais e das pandemias, entre outros.
Como a pesquisa é extensa, as informações não ficam restritas somente ao atual território de Brusque. Toda a região do Vale do Itajaí e do Litoral nas bordas da foz do rio de mesmo nome também é contemplada nas páginas de “Cidade Schneeburg”.
Saulo Adami nasceu em Brusque quando sua família morava na localidade de Arraial dos Cunhas, em Itajaí, em 21 de fevereiro de 1965. Apesar de ter frequentado a escola e lançado seu primeiro livro em 1982, em terras itajaienses, foi em Brusque que a sua carreira como escritor se consolidou.
Autodidata, além dos livros, Adami utilizou sua aptidão para a escrita trabalhando por 20 anos em rádio, jornais e assessoria de imprensa. Fundou sua própria editora e os selos editoriais S&T, DOM e Estrada de Papel – que dirige a partir de Curitiba, cidade onde fixou residência em 2011, quando se casou com a psicóloga Jeanine Wandratsch Adami.
Fiéis superam perseguições e consolidam Assembleia de Deus em Guabiruba: