X
X

Buscar

Escritor brusquense lança livro sobre personagens da TV dos anos 70

Livro será lançado oficialmente no dia 28 de março

No livro “Camicleta – Manual dos Proprietários”, o escritor brusquense Saulo Adami realizou uma pesquisa sobre a trajetória dos personagens da TV que viraram ícones da cultura pop brasileira. Sonhadores, atrapalhados e, até mesmo, malucos, os mecânicos e inventores Shazan e Xerife são dois dos marcantes personagens da história cultural brasileira em que Adami retrata no livro.

Os jovens “empreendedores”, vividos por Paulo José e Flávio Migliaccio, tinham uma pequena oficina de bicicletas chamada Shazan-Xerife & Cia, na pequena cidade de Nova Esperança.

Eles sonhavam em encontrar a peça mágica para concluir a construção da bicicleta voadora e viviam suas aventuras a bordo da camicleta, veículo que misturava bicicleta com caminhão e funcionava como casa e oficina ambulantes.

O autor conta que decidiu pesquisar e recontar a história de Shazan e Xerife pois os inventores da camicleta eram os “heróis simples” de sua infância. “Eles eram brasileiros, aventureiros, bagunceiros, divertidos, criativos e de bom coração, e preencheram meus dias de menino aspirante a escritor”, afirma.

“Eu e tantas outras crianças ficamos imediatamente identificados com eles. Pareciam com a gente, eram pessoas simples, que construíam coisas e sonhavam tanto quanto todos nós juntos”, complementa.

Criados pelo dramaturgo Walther Negrão, nasceram como coadjuvantes da novela O Primeiro Amor, exibida pela Rede Globo em 1972, mas ganharam uma série exclusiva para eles. Cinquenta anos depois, o escritor Saulo Adami lança o livro Camicleta, com uma pesquisa sobre os personagens que saíram das telas para viver eternamente no imaginário de fãs.

O livro está em pré-venda por R$ 55 e chegou nas livrarias na terça-feira, 15. O lançamento oficial será no dia 28 de março, a partir das 16h, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. No evento, será exibido “A Bicicleta Voadora”, último episódio da série, transmitido originalmente na Globo em 1973. Outros eventos de lançamento acontecerão em Brusque, Guarapuava (PR), São Paulo e Rio de Janeiro.

Em sete anos de pesquisa, Adami observou 451 aparições de Shazan e Xerife na TV em 226 capítulos da telenovela, 23 episódios e 199 capítulos de cinco seriados da série, dois capítulos da telenovela Era Uma Vez e no especial Globo 50 Anos.

O livro tem capa do artista gráfico britânico Pete Wallbank, prefácio de Eduardo Torelli, posfácio de Jeanine Wandratsch Adami, projeto gráfico de Rogério Marcos Lenzi e contribuições artísticas de Clovis Paulo Stocker, Gerson Luiz Teixeira e Laudo Ferreira.

Saulo Adami fez entrevistas com pessoas que foram importantes para a trajetória de Shazan e Xerife, como Lucia Alves, Eduardo Borsato, Reynaldo Boury, Claudio Ayres da Motta, Joaquim Trez Rios, e teve a colaboração do jornalista Marcelo Migliaccio, além de divertidas memórias de telespectadores e fãs. O livro serve também como homenagem aos autores Flávio Migliaccio e Paulo José, que faleceram, respectivamente, em 2020 e 2021.

O autor

Saulo Adami nasceu em Brusque e é autor de outros 140 livros, peças teatrais, e roteiros de rádio e cinema. Boa parte de sua produção literária pesquisa bastidores e segredos do cinema e da televisão.

Casado com a psicóloga Jeanine Wandratsch Adami, vive em Curitiba, onde dirige a editora Estrada de Papel. Ele é membro-diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube