Escultura em homenagem a padre Reitz será inaugurada nesta sexta-feira
Como parte das comemorações do Centenário do padre Raulino Reitz, será realizado na sexta-feira, 6, às 15h, no Parque Zoobotânico de Brusque, a inauguração do Monumento “Padre dos Gravatás”, do escultor Karl Teichmann.
Padre Raulino foi um botânico visionário do século XX e com seu trabalho revolucionou as questões ambientais em Santa Catarina. Liderou a criação da Fatma e fundou o Museu Arquidiocesano de Artes Sacras, no bairro Azambuja. O sacerdote também realizou importantes estudos sobre a Malária, sendo mundialmente reconhecido.
Parte da biografia do padre é relatada no livro “Flagelo da Malária em Brusque”, escrito por Aloisius Carlos Lauth – organizador dos festejos do centenário.
“A escultura que vamos inaugurar é em tamanho real: tem um metro e oitenta e cinco. Ela foi confeccionada como obra de arte pelo artista Karl Teichmann, aqui da região. Toda a população é convidada para o evento”, destaca Lauth. De acordo com o diretor do Zoobotânico, Eduardo Serpa, a ideia do monumento surgiu em uma conversa entre o escritor e o prefeito Jonas Paegle.
“O parque foi escolhido como área de exposição da escultura, por ser o principal ponto turístico ambiental da cidade”, explica.