Espaço Maker com impressora 3D, cortadora a laser e kits de robótica é inaugurado em escola estadual em Brusque
São mais de 290 ferramentas de tecnologia na EEB Dom João Becker, no Jardim Maluche; outras nove escolas da região receberam a estrutura
São mais de 290 ferramentas de tecnologia na EEB Dom João Becker, no Jardim Maluche; outras nove escolas da região receberam a estrutura
Na tarde desta sexta-feira, 25, o governo de Santa Catarina inaugurou o primeiro Espaço Maker em uma escola estadual de Brusque. O evento foi realizado na EEB Dom João Becker, no Jardim Maluche. A estrutura conta com mais de 290 ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, notebooks, entre outros equipamentos destinados aos alunos da unidade de ensino.
A inauguração do Espaço Maker na unidade contou com a participação da comunidade escolar e de lideranças locais. Serão instalados dez espaços desses em escolas na Regional de Educação, que comporta 26 municípios.
O secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, ressalta que a intenção é fazer com que o estudante da escola pública possa ter um espaço para experimentar e ter acesso a equipamentos e ferramentas de tecnologia.
“É ter uma possibilidade de ter um senso criativo, latente nesta idade, que possa ser mais aproveitado nesta idade. Que o estudante possa construir, destruir, reconstruir, sempre na mediação do professor, tendo essa oportunidade de experimentação e experiências. Para que eles possam ter uma formação diferenciada e que tenham mais possibilidades no mercado de trabalho ou na universidade”, conta.
“A gente se sente muito honrado em trazer esse equipamento de tecnologia para que os alunos possam trabalhar na prática. Isso é qualidade e tecnologia de ponta, para os alunos se sentirem valorizados”, completa o coordenador Regional de Educação do Estado, Odair Bosio.
O Espaço Maker na unidade estadual teve investimento de cerca de R$ 97 mil. Conforme o secretário, o governo estadual já adquiriu os equipamentos e mobiliários para equipar 500 unidades escolares com o laboratório, incluindo investimento de R$ 67,4 milhões, o que deve contemplar todas as escolas de ensino médio. Já foram entregues 294 laboratórios em 2022.
Durante a solenidade, foi oficializada a entrega do Espaço Maker para mais nove unidades escolares da região: EEB Feliciano Pires, EEM Yvonne Olinger Appel e EEB Santa Terezinha, de Brusque; EEB Prof. Carlos Maffezzolli, de Guabiruba; EEB Manoel Vicente, de Major Gercino; EEB Francisco Mazzola, de Nova Trento; EEB São João Batista, de São João Batista; EEB Cruz e Sousa e EEB Prof. Olívia Bastos, de Tijucas.
Os gestores das escolas receberam uma placa produzida pela impressora 3D do Espaço Maker e o Manual da Educação Maker, que traz orientações pedagógicas sobre a instalação e utilização do laboratório.
Os laboratórios incluem equipamentos como kits de robótica, placas eletrônicas, cortadoras laser e impressoras 3D. Ferramentas de fabricação manual para estimular a criação entre os estudantes, como furadeiras de bancada, retíficas manuais e lixadeira, também estão presentes no laboratório. As ferramentas permitem que estudantes e professores ampliem as possibilidades pedagógicas, unindo diversas áreas de ensino.
Além disso, os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. O objetivo é que os estudantes se tornem protagonistas de suas criações, desenvolvendo atividades que podem se transformar em projetos, protótipos e experimentos.
A utilização da metodologia Maker nas escolas tem como objetivo garantir que os estudantes sejam protagonistas de sua trajetória escolar e realizem atividades práticas relacionadas ao mundo contemporâneo.
O espaço é composto por 298 itens entre ferramentas, eletrônicos, equipamentos e materiais de consumo, além de mobília diferenciada, com montagem seguindo critérios arquitetônicos e pedagógicos que fomentem o aprendizado.
Entre os objetos disponíveis nos Espaços Maker estão equipamentos tecnológicos como cortadoras laser, impressoras 3D, placas eletrônicas e kits de robótica, por exemplo. Além disso, estão incluídas ferramentas de fabricação manual, como furadeira de bancada, retíficas manuais e lixadeira, que garantem o desenvolvimento de projetos, protótipos, experimentos e inúmeras outras possibilidades pedagógicas conectadas com a realidade.
Para auxiliar as escolas, considerando os inúmeros equipamentos novos para o cotidiano do professor, a SED criou um Manual de Implementação do Espaço Maker. O documento detalha a preparação do ambiente para receber a estrutura, a lista completa de todos os itens e o detalhamento com imagens de como montar os laboratórios.