Um lugar aconchegante, que visa o bem-estar da criança, proporcionando momentos de aprendizado em diversas áreas do conhecimento, de maneira lúdica e prática; assim é o Renascer Extracurricular!
Localizado no bairro Jardim Maluche, o espaço tem como foco as atividades extracurriculares, que complementam o ensino da sala de aula, para crianças de 04 (feitos até 31 de março) aos 11 anos.
No Espaço Renascer, a metodologia de ensino é com base na cultura maker, ou seja, as crianças aprendem na prática. “O Renascer propõe educação diferenciada, com foco na criança. Aqui, aprendem fazendo, colocando a ‘mão na massa’, o que para eles é como brincadeira”, explica a sócia-proprietária Luana Gabriela Schwarz Holetz.
No Renascer, os pequenos participam de diversas vivências (oficinas) que abrangem várias áreas do conhecimento e que se tornam um complemento do ensino regular.
Na área da tecnologia, os alunos aprendem robótica, programação, modelagem e impressão 3D. “Desde pequenos eles têm a oportunidade de aprender conceitos dessa área e gostam muito”, diz Luana.
As crianças também têm a vivência de Ciências, com noções de química e física em forma de experimentos.
Já a partir dos seis anos (quando entram para o 1º ano), os alunos têm o Inglês, uma parceria com a For You Idiomas. “Um professor da For You vem até o Renascer para ministrar a aula. Juntamos as duas metodologias de ensino”.
Além disso, participam de atividades socioemocionais, desenvolvendo o olhar para elas mesmas e para o outro. “Eles expressam os seus sentimentos, desejos, através das vivências com o teatro, a dança, a arte criativa e a musicalização”.
O Renascer oferece ainda aulas de culinária, e também a vivência com a natureza, através da rotina com horta e compostagem. “Temos nove canteiros e as crianças são as responsáveis por cuidar. Os temperos e legumes são produzidos e consumidos por eles nas refeições”.
A ideia do Renascer, de acordo com Luana, é desenvolver nas crianças habilidades e competências que irão auxiliar na escola. “Recebemos muitos relatos informando que após a criança começar a frequentar o Renascer, progrediu muito na escola”.
A equipe do Renascer é formada por 15 profissionais de diversas áreas. Além das vivências, as crianças recebem ajuda com as tarefas escolares e também com os estudos para provas.
O professor de arte criativa, Evailson Inomata (Vavá) destaca que o Renascer evidencia a educação com amor. “A educação flui com amor. A criança sente isso, os pais também. Eles aprendem de forma lúdica. Acho que esse é o segredo do Renascer: o amor”.
A psicoterapeuta Luma Carla Valiati ressalta que a construção da personalidade do ser humano é bastante influenciada pelo meio no qual ele está inserido e um ambiente que proporcione vivências e estimule a cooperação e o relacionamento interpessoal e essencial.
“O Renascer é um espaço-casa que tem como proposta facilitar essas interações saudáveis que torna o meio no qual a criança está inserida, um espaço com condições favoráveis de aprendizagem prática e compartilhada, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais”.
Aconchego
O Espaço Renascer funciona em uma casa propositalmente. O objetivo é fazer com que a criança se sinta acolhida e bastante a vontade para expressar todos os seus sentimentos.
“Aqui não trabalhamos com salas de aula, as crianças são livres. A ideia é fazer com que saiam do ambiente escolar para um lugar menos formal”.
A proposta do Renascer é bastante humanizada e afetiva. “Quando percebemos que a criança não está bem, conversamos, damos um colo. Sentem-se acolhidos aqui”.
Outro grande diferencial do espaço é o estímulo à autonomia da criança. “As crianças formam um espírito científico. Queremos que sejam questionadoras. Que criem as questões e busquem as respostas. Ensinamos a fazer as coisas do dia a dia para que tenham autonomia. E a autonomia gera autoestima”.
Flexibilidade
A frequência das crianças no Renascer é bastante flexível. O aluno pode frequentar o espaço todos os dias, ou apenas alguns dias da semana. Ainda há a opção de participar somente do curso de robótica, que é certificado e acontece uma vez por semana, no período da manhã ou da tarde. O curso é voltado para crianças de 08 a 14 anos.
Durante o período que a criança está no Renascer, é oferecido o lanche. Os pais também podem optar pelo pacote com almoço e também com a opção de buscar o aluno ou levá-lo para algumas escolas.
Matrículas abertas
As matrículas para 2021 já estão abertas. Para o período da manhã, estamos trabalhando com uma promoção para quem fechar a matrícula até 21/12. Lembrando que as vagas são limitadas!
Aprovação de pais e alunos
A pequena Julia Rackow Bremen frequenta o Renascer todos os dias e adora todas as atividades. “Aqui tem professores legais. Gosto muito de estudar aqui e das aulas de robótica, ciência e aula de pintura”.
Pedro Vequini Ropelato também aprova o Renascer. “Gosto de vir para brincar com os amiguinhos. Gosto de pintura e robótica. Na aula de ciências fiz um vulcão de papel. Muito legal”.
Gael Arno Domingos diz que “o Renascer é muito legal porque aprende e brinca”. Ele conta que gosta de todas as oficinas, principalmente a de robótica.
Muriel Teixeira Boeira também adora passar suas tardes no Renascer. “Aprendo coisas legais, a gente brinca e faz aulas divertidas”.
Para os pais, o Espaço Renascer é parte fundamental para o desenvolvimento dos filhos.
Mãe de aluna, Maria Helena Stankewicius diz que “o Renascer sempre representou um porto seguro, principalmente relacionado a segurança emocional”.
Já Rubia Mara Vequini destaca que o Renascer é um espaço educacional que prepara as crianças. “Prepara para a vida em sociedade, a vida como um todo, desde o cuidado consigo mesmo (corpo e mente) até com tudo que nos cerca. As crianças são o futuro do mundo, são as sementes que o Renascer cultiva diariamente para que floresçam e deem os melhores frutos que o nosso mundo precisa”.
Para Daniela e Tiago Boeira, o Renascer é sinônimo de tranquilidade. “Por sabermos que os nossos meninos estão aprendendo a respeitar as pessoas e a natureza, além de receber muito carinho e amor”.