X
X

Buscar

Especial DIA completa dez anos com estreia de programa em vídeo

Projeto tratará de decoração, interiores e arquitetura mensalmente nas plataformas digitais do jornal

O especial DIA, editoria de decoração, interiores e arquitetura do jornal O Município em parceria com a DS Arquitetura, completa dez anos com estreia em formato digital nesta terça-feira, 30. O programa em vídeo será veiculado no portal omunicipio.com.br e nas redes sociais do O Município.

Programa será mensal, com veiculação no site e nas redes sociais | Foto: Wendel Rudolfo

O novo formato permite expandir o conteúdo oferecido, trazendo imagens de ambientes e também em vídeo e amplia a interação com o público. 

Assista à estreia do programa DIA:

“No ano passado, o especial deixou de ser caderno e tornou-se uma editoria do jornal. Com o excelente desempenho de audiência, repercussão e de vendas, decidimos inovar e transformar o projeto em vídeo”, diz o diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi. 

O programa será mensal, de até dez minutos, com veiculação no portal do jornal, Youtube, Instagram e Facebook

A apresentação ficará por conta da arquiteta Daniela Schmitt, da DS Arquitetura. “Nossa ideia é trazer profissionais da área e fazer um bate-papo com assuntos de interesse do nosso público”, adianta. 

Programa será apresentado pela arquiteta Daniela Schmitt | Foto: Wendel Rudolfo

Daniela conta que está animada com a estreia do programa. “É tudo uma novidade muito grande para mim. O que me deixa mais tranquila é o fato de que a gente também começou de olhos fechados dez anos atrás e acabamos conquistando o mercado a ponto de ser o único caderno que durou tanto tempo no jornal”. 

A arquiteta também está confiante. “Venho com mais confiança para essa nova fase, principalmente porque o jornal está fazendo um trabalho ótimo”. 

Dez anos de história: como surgiu o especial DIA

A primeira edição do então caderno DIA foi veiculada no dia 17 de maio de 2011. Ao longo destes anos teve periodicidades diferentes, mas normalmente era mensal ou bimensal. 

A ideia surgiu com a editora-chefe do jornal O Município na época, Letícia Schlindwein. “Não queríamos algo pronto, engessado e que não refletisse a nossa própria realidade, a cultura e a história de Brusque e região. Na época e nesse sentido, através dos laços de amizade e admiração que tínhamos e temos com a arquiteta Daniela Schmitt, a chamei para que materializasse a ideia. Daniela não só aceitou o desafio, como também deu vida a um projeto único, que valoriza profissionais e serviços locais”, recorda. 

A arquiteta Daniela Schmitt conta que, apesar de ser algo totalmente novo para ela, aceitou o desafio. 

As tendências de decoração, interiores e arquitetura ao longo dos anos foram registradas nas edições do DIA. Para informar as novidades, a equipe fica antenada nos lançamentos do mercado, sempre buscando conteúdos de interesse do público. 

Hoje em dia as redes sociais também pautam o DIA. A equipe acompanha o que mais chama a atenção do público e transforma em conteúdo para as edições. “Qualquer coisa sempre traz muita inspiração”. 

Uma das edições mais marcantes para Daniela foi a cobertura de uma feira em Milão, onde conversou com Bruno Faucz, designer famoso no Brasil. 

No início do caderno, a arquiteta produzia os conteúdos sozinha. Depois, outros profissionais começaram a contribuir. 

Gustavo Lopes, designer de interiores, trabalhou de março de 2015 até outubro de 2019 com o DIA. “Nada passava na mão de apenas uma pessoa, o que era muito legal pois você aprendia todo o processo e tudo se complementava no final. Então, no geral, fazíamos tudo compartilhado: pesquisas de conteúdo, fotos, desenvolvimento e organização das matérias”, recorda. 

Lopes conta que após adquirir mais experiência desempenhou responsabilidades maiores, como planejamento dos assuntos que seriam abordados durante o ano, revisão dos textos e envio do material para o jornal. 

Durante estes anos, duas edições foram mais marcantes para o designer. A primeira foi a edição número 100. “Uma edição especial na qual relembramos a estreia do caderno. Naquele encarte trouxemos de volta as memórias do que havia sido publicado. E relembrar como eram os projetos, textos e o layout do caderno foram de certa forma nostálgicos e renderam boas recordações para o pessoal do escritório”, relata.

“A segunda que guardo com muito carinho e orgulho foi a edição com a cobertura da Casacor SC 2015 onde tivemos o prazer de falar sobre a mostra e sobre o ambiente que a DS Arquitetura fez naquele ano e que foi a capa do Caderno 62”, conta Lopes. 

Atualmente, quem coordena o caderno juntamente com Daniela é a designer de interiores Ana Caroline Bienert Silva. Ela começou a trabalhar com o DIA em outubro de 2017, quando iniciou como estagiária no escritório.

“Minha primeira atividade foi ajudar a criar uma das matérias da edição 90. Lembro que poder relatar esta atividade no meu relatório de estágio foi de grande importância, pois além de estar pondo em prática o conhecimento adquirido em aula, também estava participando da criação de um caderno de arquitetura e decoração veiculado em todo o município”. 

Diversos outros profissionais já passaram pelo DIA. “Quero agradecer todas as pessoas que já participaram. Passamos muito tempo buscando material, principalmente com os profissionais da região. Apesar de sermos concorrentes, temos que manter a cordialidade. A gente sempre focou em trabalhar mais com os profissionais da região para mostrar o trabalho de cada um”, finaliza Daniela. 

“Desejo vida longa a todos os profissionais envolvidos nesse projeto de sucesso, que completa uma década. O caderno DIA, assim como todo jornal, fazem a diferença na vida das pessoas, seja nas suas páginas, na internet, em eventos e principalmente na materialização de sonhos”, parabeniza Letícia.