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Preços dos ovos e dos demais chocolates variam cerca de 15% nos supermercados de Brusque

Especialista aconselha consumidores a pesquisarem antes das compras de Páscoa

A pouco menos de duas semanas para a Páscoa, a procura por chocolates ainda é pequena nos supermercados de Brusque. De acordo com os gerentes dos estabelecimentos, a tendência é de que o movimento aumente apenas nos dias anteriores à data festiva. Para auxiliar os consumidores no momento da compra, o jornal Município Dia a Dia realizou uma pesquisa de preço de 35 produtos em cinco estabelecimentos do município.

O levantamento tem como base a metodologia utilizada pelo Procon estadual. A reportagem pesquisou os mesmos produtos, incluindo marca e peso, em todos os estabelecimentos que integram a pesquisa.

O valor de alguns itens varia cerca de 15%. O Kit Kat de 330 gramas, da marca Nestlé, por exemplo, custa R$ 46,79 no Bistek. Já no Fort Atacadista, o mesmo produto está R$ 54,90. Ou seja, variação de 17%.

Devido a essas variações, o economista e professor da Uniasselvi/Assevim, Arilson Fagundes, recomenda a realização de pesquisas de preço antes das compras de Páscoa. Para ele, o consumidor pode substituir os ovos por caixas e por barras de chocolate.

“A recomendação é sempre pesquisar para aproveitar o mais barato. Só se deve comprar o mais caro se for extremamente necessário. Muitas vezes o consumidor paga desde a embalagem, que é diferenciada, até o brinquedo. E geralmente não tem muito chocolate. Se for pra consumo próprio, geralmente um ovo não vale a pena”, afirma.

Segundo o economista, o consumidor também deve explorar produtos alternativos, como chocolates artesanais que, em geral, são mais baratos. Fagundes diz ainda que produtos comprados em atacado também auxiliam na economia.

Expectativa de vendas

Embora o movimento dos consumidores ainda esteja pequeno, os gerentes dos supermercados de Brusque acreditam que os produtos sejam todos vendidos até o dia 27. De acordo com o gerente do Carol do bairro Guarani, Vilson Linhares, projetando redução na comercialização dos ovos de Páscoa deste ano, o supermercado adquiriu menos produtos do que nos anos anteriores.

“Por enquanto as vendas de ovos estão bem paradas. A tendência é começar a vender de verdade na semana da Páscoa. E a procura pelo produto parece que a cada ano vem caindo. Até nossas próprias compras foram menores. Os próprios fornecedores estão fabricando menos porque a tendência é vender menos”, diz.

Assim como no Carol, no Bistek o movimento também é pequeno. O gerente comercial, Evandro Bez, projeta que a procura se intensifique nos últimos dias antes da Páscoa, sobretudo porque os consumidores esperam pelas promoções.

“Grande parte dos mercados faz promoções do tipo ‘na compra de dois ovos, você ganha mais algum brinde’. O pessoal gosta de esperar por isso”, diz. “Os clientes sempre deixam para a última hora. Eles já sabem que o mercado não vai ficar com o ovo armazenado e que vai fazer de tudo pra vender nos últimos dias”, completa.